4 formas para lidar com um marido que a trata como criança

Se seu esposo acredita que você ainda não cresceu, veja aqui algumas dicas para que ele mude de opinião e seu casamento floresça.

5,427 views   |   8 shares
  • O casamento é a união de dois seres adultos, suficientemente maduros para se juntarem e iniciarem uma vida juntos. Essa prerrogativa independe da idade dos noivos, de sua condição social ou mesmo das experiências vividas anteriormente. Contudo, cada um deles traz uma bagagem psicológica e alguns dogmas a serem quebrados, uns com mais facilidade e outros não.

  • Ter um marido protetor é, por exemplo, algo muito reconfortante, em especial nos dias de hoje. Mas, se essa proteção é demonstrada por meio de atitudes que fazem com que a esposa se sinta tratada como uma criança, algo não está certo. Se este for seu caso, veja aqui algumas dicas para ajudar seu esposo a mudar e, assim, fazer com que o casamento de vocês retome o rumo da felicidade.

    1. Não entrem em contendas, ou seja, não adianta discutir com seu marido todas as vezes que ele diz algo que a magoa. Se você levanta a voz, ele vai responder à altura e esse círculo vicioso só vai ser interrompido quando ambos estiverem muito feridos. Em vez disso, respire e aceite o que ele tem para oferecer a você naquele minuto, mesmo que sejam palavras ríspidas. Quando ele (e você) estiverem mais calmos, sentem-se para conversar. Dessa forma, ele começará a ver que você age como adulta e quer ser tratada como tal. Verá que você não grita, não perde a paciência e é capaz de expor o problema com calma e ouvir o que ele tem a dizer com tranquilidade também.

    2. Trate-o com carinho: mostre a ele, a cada ato, todos os dias, que você é uma mulher - sua mulher – e ele, por sua vez, passará a ver que você é adulta e não deve ser tratada como um bibelô que pode se quebrar ao menor toque.

    3. Faça-o sentir-se feliz por suas conquistas. Às vezes parece que ele não ouve o que você tem a dizer, parece que não se sente verdadeiramente feliz por você ter alcançado seus objetivos ou então parece não acreditar que as coisas que você almeja vão dar certo; não é isso. Ele acredita que o pouco que você faz por ele, pela casa, pelos filhos e pela família já é muito e não quer vê-la cansada e estressada. Ele não sabe ver seu potencial justamente por ver em você uma criança que é protegida por ele e não uma adulta. Mostre a ele que você tem força.

    4. Não seja alienada. Buscar instrução constante é importante para qualquer adulto. Não podemos crescer sem saber o que ocorre no mundo. Para mantermos uma conversa inteligente com outros adultos, precisamos ter opiniões sobre o que está ocorrendo nos âmbitos da política, da economia, da cultura etc. Falar de casa, empregados, filhos e vizinhos não é exatamente o que nossos maridos gostariam que discutíssemos em uma festa do trabalho deles. Para que eles nos deem credibilidade e nos vejam como “gente grande”, precisamos ir além. Sempre.

  • Advertisement
  • Lidar com um marido que nos trata como se ainda usássemos uniformes escolares não é saudável para o relacionamento e muito menos para nosso crescimento pessoal. Ou fazermos o oposto. Mas precisamos ter em mente que não existe “culpa” em uma situação como essa. Existe sim uma congregação de fatores que levaram a essa ocorrência. Muitas vezes, o homem passou sua vida toda vendo seu pai tratar sua mãe dessa forma e ela nunca reclamou disso para ele, afinal, falar com os filhos sobre problemas de relacionamento não é o ideal, e acha que isso é normal. Se deixarmos que isso se perpetue, estaremos dizendo a ele que também acreditamos que este comportamento está correto. Cabe a nós, caso queiramos alterar alguma coisa que nos incomoda ou agride, mudá-la. Mas que façamos de forma a não magoarmos a nós mesmas nem a ninguém que nos ama.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

4 formas para lidar com um marido que a trata como criança

Se seu esposo acredita que você ainda não cresceu, veja aqui algumas dicas para que ele mude de opinião e seu casamento floresça.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr