Saiba diferenciar sinusite, alergia e gripe

Observe as diferenças entre sinusite, alergia e gripe.

Roberta Preto

A maioria de nós quando sente mal-estar, dor no corpo e muita tosse procura um médico. E quando ele pergunta nosso problema, dizemos: acho que é gripe, resfriado… não, acho que minha sinusite está atacada, ou seja, não sabemos o que temos, então começamos a descrever os espirros contínuos, as dores de cabeça, febre, falta de apetite e muitos outros sintomas que nos incomodam. E o médico especialista em lidar com pessoas leigas como eu e você no assunto, nos examina para desvendar o que realmente temos.

É possível diferenciar sinusite, alergia e gripe.

Alergia

Segundo o site Tua saúde a alergia respiratória é uma reação exagerada do sistema de defesa ou imune a substâncias externas que podem ameaçar o corpo, por exemplo: pó, poluição, fumaça e pólen.

O organismo força a produção de anticorpos chamado IgE, o responsável por coceiras e espirros, porque acredita estar recebendo uma bactéria ou vírus agressivo. De acordo com o site G1 um terço da população tem diversos tipos de alergia, geralmente esse problema é genético. Ela costuma manifestar-se na época de primavera e inverno por causa da diminuição da umidade ao aumento desses poluentes no ar.

Uma observação importante é que a alergia respiratória não provoca febre e seus sintomas são: tosse seca, espirros frequentes, corrimento nasal, coceira (olhos, nariz e garganta), dor de cabeça, olhos lacrimejando.

Advertisement

Gripe

Conforme o médico otorrinolaringologista Dr. Fabrício Ricci Romano, a gripe é considerada uma infecção respiratória causadas por vírus, considerada uma doença comum que pode ser transmitida com muita facilidade. Geralmente produz sintomas mais intensos que os resfriados como dor de cabeça, dor no corpo, espirros, nariz escorrendo, febre mais alta e até sintomas gastrointestinais (dor de barriga, enjoos e diarreia).

“Resumindo, as gripes e resfriados são quadros virais e autolimitados, portanto, o tratamento é voltado principalmente para a diminuição dos sintomas e para diminuir a chance de complicações. Quando os sintomas persistirem mais do que 7-10 dias deve ser procurada assistência médica especializada”, afirma o médico.

Sinusite

Segundo o Dr. Drauzio Varella a sinusite é uma inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidade óssea, paranasais, que são espaços dentro dos ossos da cabeça, recobertos por mucosa. Essa cavidade óssea está ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Conforme Dr. Drauzio Varella existem dois tipos de sinusite são elas:

Sinusite aguda

Advertisement

Geralmente, considera-se sinusite aguda os quadros provocados pelas bactérias. Costumam surgir após uma gripe, alergia ou resfriado.

A sinusite aguda provoca dor no corpo, falta de apetite, febre, cansaço, tosse, dor de cabeça forte com algumas pontadas, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Ela também produz obstrução nasal com secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, dificultando a respiração na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal).

Sinusite crônica

A sinusite crônica ataca à noite, quando você se deita a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais, irritando as vias aéreas, provocando a tosse que é um dos sintomas mais dominantes neste quadro clínico. Também produz sintomas similares ao da aguda, mas estão sempre mudando de intensidade. Há situações de não haver dor nos seios da face e nem febre.

Se você se encaixa em algum desses quadros clínicos ou conhece alguém que se encaixe, procure um médico. De acordo com o Dr. Drauzio Varella, o tratamento inadequado da sinusite pode fazer com que a doença se torne crônica.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.