Vale a pena substituir a fralda descartável pela fralda de pano?

Veja aqui algumas das muitas vantagens de investir no uso das fraldas de tecido.

Fernanda Trida

Somos pais modernos, pessoas que buscam pela praticidade, não somos? Claro que sim. Afinal, as 24 horas do dia parecem ser pouco perto da quantidade de tarefas e papéis a desempenhar cotidianamente. Mas também somos pessoas conscientes, não somos? Adultos que têm conhecimento suficiente para optar não somente pelo que é prático, mas também pelo que causará menos impacto ao planeta de onde tanto tiramos e que deixaremos como principal legado para nossos filhos.

Então, por que não repensar o uso da fralda descartável? Difícil abandoná-la, eu sei. Mas se pudermos optar pela fralda de pano em, pelo menos, algumas trocas, a diferença já pode ser impactante.

Do dia em que nasce até os dois anos de idade, um bebê usa aproximadamente 4.000 fraldas descartáveis, sem contar intercorrências como diarreias, fraldas cujos fechos adesivos vêm com defeito, fraldas mal colocadas que permitem que o xixi e o cocô vazem etc., e devem ser trocadas mais amiúde. Bastante, não?

Agora, pense para onde vai cada fralda descartada após o uso. Pensou? Para o aterro sanitário junto com o lixo comum. Lá, ela vai ficar 600 anos até sua total decomposição. Por que tanto tempo? As fraldas descartáveis são feitas de vários derivados do petróleo, altamente prejudiciais ao meio ambiente e que demoram muito até a decomposição completa.

Além disso, por acreditarmos que podemos deixar a fralda descartável por mais tempo no bebê, já que demora para atingir sua capacidade de retenção da urina que uma fralda de pano, é mais comum a ocorrência da chamada Dermatite das Fraldas. Trata-se de uma reação alérgica ao contato da urina e das fezes, que pode gerar infecção fúngica secundária na região dos genitais do bebê.

Advertisement

Acho que já basta de argumentos contra o uso das fraldas descartáveis, né? Vale sim a pena tentar trocar estas pelas fraldas de pano, feitas com algodão. Elas podem ser lavadas e reutilizadas. Podem também ser recicladas para outros usos – mas, se não há esse serviço em seu bairro, saiba que demoram entre 6 meses e um ano apenas para se decompor. E o melhor de tudo: você está evitando alergias em seu bebê, pois tem de trocá-las com mais frequência.

O único ponto negativo do uso de fraldas de pano no Brasil é não haver uma lavanderia especializada neste serviço. Nos EUA, eles já aliaram a praticidade que tanto buscamos à preservação do meio ambiente em toda a cadeia: depois de usar, basta colocar as fraldas sujas em um saco fornecido pela lavanderia e deixar na porta de casa. Eles devolvem lavadas com sabão neutro e prontas para o uso. Alguém se habilita?

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Trida

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.