Os sites de namoro são ‘cupidos’ confiáveis?

Cada vez mais pessoas utilizam sites de namoro para tentar encontrar um amor que valha a pena ser vivido. O que esperar de tais sites?

Luiz Higino Polito

Muitas são as palavras de advertência que os jovens ouvem quando falam que estão tentando encontrar pessoas interessantes para um relacionamento sério pela Internet. Será tão perigoso assim? Os perigos não existem também na maneira tradicional, ou seja, a de procurar alguém para namorar, nas festas, nas baladas ou em outras maneiras ditas “seguras”? Qual método é 100% seguro, que não tenha também unido pessoas que depois se separaram?

Mudaram os métodos, mas o ser humano não mudou

Em primeiro lugar, o ser humano é sempre ser humano, e onde existe o ser humano existem as individualidades, e a impossibilidade de se garantir que uma coisa que foi ruim para uma pessoa, será ruim para outra, ou o que foi bom para uma, será bom para outra pessoa. Um remédio que é bom para uma pessoa, pode ser um veneno fatal para outra.

Primeiro, ter cautela é sempre o melhor negócio

“Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém”, diz o ditado, e assim é. Antes de alguém enveredar por sites de relacionamentos, a torto e a direito, precisará tomar certos cuidados:

Site de namoro não é site de encontros íntimos

Antes de alguém entrar em algum site para tentar encontrar alguém interessante, precisará primeiro ver a reputação do tal site; assim como na vida real ninguém que quer achar alguém para um relacionamento sério vai procurar tal pessoa num bordel. Num bordel, logicamente, as intenções de quem ali frequenta são outras.

Idade

Não mentir quanto à idade. E se você for muito jovem, saiba que você ainda tem muito que aprender da vida, embora você pense que já sabe tudo. Eu, com 12 anos de idade, achava que eu já sabia muito mais da vida do que meus pais, professores e todo o resto do mundo. Décadas depois, eu agora acho que ainda não sei quase nada da vida, mesmo depois de tantas e tantas experiências e de tanto estudo e tanta leitura. O que eu já aprendi bem da vida, porém, é que a “mentira tem perna curta” e que quem mente, mais cedo ou mais tarde, vai se dar mal! Se você é menor de idade, não entre em sites de relacionamento! Deixe os relacionamentos sérios para mais tarde, pois enquanto você for muito jovem, você mudará fatalmente de ideia sobre muitas coisas, inclusive quanto ao amor.

Advertisement

Jovens que querem ser felizes por toda a vida deveriam aproveitar a juventude para estudar, ler bastante, assistir muitos filmes, conversar muito (sem se comprometer com ninguém), pois agindo assim estará se preparando para um dia ser uma pessoa madura e pronta para entrar num relacionamento para toda a vida – ou até além, por que não? A gente vê em redes sociais fotos de meninas com apenas 10 anos de idade, grávidas. Que futuro tais meninas poderão esperar? Não é preciso ser muito inteligente para concluir que muito sofrimento advirá para tais meninas e para todos os parentes delas…

Quais sites são seguros?

Isso eu não vou recomendar, porque não conheço a fundo nenhum deles. O que posso fazer com conhecimento de causa é uma analogia (comparação) com sites de compra on-line (que é minha “praia”, pois trabalho com comércio on-line o dia todo).

Vamos supor que eu queira comprar uma bateria de celular. Primeiramente, vou pesquisar nos sites de busca e coloco as características do produto que eu preciso. Irão aparecer muitos sites. Então, pesquisarei bastante quanto à reputação daquele vendedor: quem já comprou nesse site? O que tais compradores acharam de negociar com tal comerciante on-line? O que nos próprios sites de busca as pessoas falam desse comerciante? Se houver qualquer dúvida ou reputação muito negativa, ou ausência de comentários a respeito dele, se eu insistir e comprar a bateria do celular, eu corro o risco de receber um envelope com uma caixa de fósforos no lugar da bateria (da mesma forma que já tive um amigo que comprou uma máquina fotográfica de uma firma não confiável e recebeu um tijolo bem embalado no lugar). E por que ele aceitou o pacote? Porque o correio era Sedex a Cobrar e o Correio não permite que se abra o pacote antes de retirá-lo do guichê. O Correio (com razão) só se responsabiliza pela entrega: a compra é responsabilidade do comprador.

Converse com pessoas que já utilizaram os serviços de tais sites

Hoje em dia, todo mundo tem um celular conectado com a Internet. Se você, leitor ou leitora, mesmo que você já tenha 80 anos de idade, e ainda não tiver um celular com Internet, você está “por fora”: aprenda e se conecte! Um mundo de informações, serviços e diversão, está literalmente ao alcance de sua mão!

Pois bem, converse pelas redes sociais com seus amigos, pedindo informações sobre esse ou aquele site de relacionamento. Normalmente, não será difícil se ter referências para se COMEÇAR a pesquisa. Aí você vai seguir o roteiro: pesquisar/ver reputação/analisar bem antes de fazer qualquer coisa.

Advertisement

Tempos modernos

Talvez muitos contestem este artigo, dizendo que é muito perigoso se relacionar com alguém pela Internet. Eu também pensava assim, até estudar mais a respeito do assunto. Matérias como a que pode ser lida neste link, mudaram minha maneira de pensar. Se você tomar os cuidados básicos, procurar sites seguros e bem recomendados, os perigos não serão maiores do que numa “paquera” à moda antiga. Desde que você seja amadurecido o suficiente, e saiba como agir.

Importante ler a reportagem completa abaixo, onde tem essa afirmação: “Obtenha o máximo de informações a respeito da pessoa, procure marcar algo num lugar público e avise alguém sobre o programa”, alerta a advogada Patrícia Peck Pinheiro, especialista em segurança na internet.”

LeiaVocê
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!