8 sinais de que você sofre de transtorno bipolar

Leia os 8 sinais e descubra se você sofre de transtorno bipolar.

Roberta Preto

De acordo com a Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos), a pessoa que sofre de transtorno bipolar dificilmente percebe que tem a doença, já que ela é caracterizada pela alternância de humor entre euforia (mania) e irritabilidade (depressão) que se intercalam com momentos de normalidade. Com o tempo essas alternâncias vão diminuindo e a pessoa pode seguir com mais tranquilidade com a vida.

Entretanto, o doente precisa buscar ajuda profissional e seguir com critério todo o tratamento. Situações como essas exigem o apoio da família para identificar se o membro da família sofre dessa doença e também é essencial acompanhá-lo no tratamento.

Segundo o site psicosite, há duas divisões para o transtorno afetivo bipolar: o tipo I e o tipo II. “O tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Na prática, observa-se muito mais uma tendência dos pacientes a fazerem várias crises de um tipo e poucas do outro. Há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e há deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas. O tipo II caracteriza-se por não apresentar episódios de mania, mas de hipomania com depressão.”

Existem muitos sintomas que podem ajudar na identificação do problema. Se você deseja saber se sofre de transtorno bipolar, observe os 8 sinais, sendo 4 do tipo I (maníacas) e 4 do tipo II (depressiva):

1. Euforia exuberante (Tipo I)

Esse é o momento em que você ri, até mesmo das coisas ruins que lhe ocorrem. Você acredita estar no topo do mundo, nada lhe afeta, sua alegria exagerada permanece até mesmo diante das tragédias.

Advertisement

2. Você se acha o máximo (Tipo I)

Se você está se imaginando grandioso e acredita que possui poderes mágicos ou habilidades especiais, porque você pensa ser Deus, é sinal de que você está muito doente e precisa da ajuda de um profissional.

3. Você acredita ser invencível (Tipo I)

Você está sentindo-se invencível e não se importa mais com o perigo, se arrisca a fazer coisas que comprometam sua segurança ou de outras pessoas e você ainda acredita que nada nem ninguém pode detê-lo. Antes que você se machuque ou que você acabe colocando em perigo outras pessoas, procure por um médico.

4. Raiva (Tipo I)

Você está feliz, mas de repente você explode de raiva por coisas até desnecessárias e, não importa qual seja o motivo, o estranho é que essa fúria desaparece em questão de minutos.

É complicado entender e as pessoas a sua volta também não entendem, mas a expressão de cada uma delas são de assustadas. O melhor a fazer é buscar orientação profissional, antes que todos se afastem de você.

5. Tristeza profunda (Tipo II)

Todo mundo, uma hora ou outra passa por uma tristeza ou sente tristeza diante da vida, mas, se você sente tristeza profunda muitas vezes, mesmo quando tudo vai bem e não há motivos para tal atitude, pode ser que você sofra de transtorno bipolar.

Advertisement

6. Sentimentos de inutilidade (Tipo II)

Por mais que você se esforce e faça muitas coisas positivas, mesmo assim, sente-se inútil diariamente diante de tudo e de todos, esse é mais um sinal que você pode estar doente.

7. Dificuldade de concentração (Tipo II)

Você esforça-se para manter a concentração em coisas importantes ou até nas mais simples, porém, sente que nada está funcionando e isso tornou-se rotineiro. Procure ajuda o mais rápido possível.

8. Ideias suicidas (Tipo II)

Cuidado! Sentimentos como esses não podem e jamais deveriam ser alimentados. Se você tem sido escravo de pensamentos e ideias suicidas, fale com alguém de sua confiança e, juntos, busquem um profissional especializado. Sua vida é valiosa, portanto, não desista dela.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.