Saiba se o seu ciúme é fora do comum

Entenda quando o ciúme passa dos limites e se torna um problema para seu relacionamento.

Evelise Toporoski

Você já deve ter ouvido falar que um pouco de ciúme até faz bem para a relação, que é uma forma de demonstrar que um se importa com o outro. Contudo, quando o ciúme é exagerado e fere a liberdade do outro, já passou da hora de ser tratado.

A psicóloga Marisa de Abreu Alves explica como tentar entender este sentimento. “O ciúme é como tudo na vida, se tiver pouco pode fazer falta, mas quando passa de um certo limite pode comprometer o relacionamento. Sabemos que o ciúme passou do limite quando começa a provocar prejuízos na sua vida ou na vida de outras pessoas”.

Para entender um pouco melhor os nossos próprios sentimentos, a psicóloga explica que o ciúme que costuma ser passageiro, ou seja, quando o sentimento acontece por uma situação e não pelo todo, é aceitável. Por exemplo, sentir ciúme da relação com uma pessoa ou de um lugar que o companheiro vá. Agora, sentir ciúmes de todas as pessoas que se relacionam com o parceiro e de todos os lugares que ele frequenta, aí sim se torna prejudicial.

Outro sinal de que o ciúme é fora do comum é quando o sentimento não é baseado só em fatos, mas também em conclusões da própria cabeça. A psicóloga Regina Rocha explica: “Fica difícil para o indivíduo distinguir a imaginação da realidade, as dúvidas podem se transformar em ideias muito valorizadas, até mesmo delirantes”.

Quando a pessoa não consegue controlar este ciúme sozinho, deve buscar uma terapia e ajuda profissional.

Advertisement

Como lidar com parceiro ciumento?

Caso você perceba que seu parceiro está sentindo um ciúme exagerado, com alguns dos sintomas acima, o ideal é você sinalizar que isso lhe incomoda, e o ajude a buscar ajuda. Caso você concorde e se afaste de amigos, ou pare de frequentar lugares por causa do ciúme do parceiro, você vai estar alimentando o sentimento que pode ficar doentio.

Regina Rocha explica que para tratar é necessário que o parceiro passe por um processo psicoterapêutico para descobrir a causa desse sentimento e trabalhar as emoções para melhorar a qualidade do relacionamento. “Muitas vezes, é um processo difícil, mas acredito que as pessoas têm a capacidade de crescer, mudar e serem mais felizes quando se mostram disponíveis para um processo desses”, diz a especialista.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!