5 dicas para lidar com os problemas do dia a dia

Não espere tirarem o seu chão para aprender a voar, esteja preparado para as adversidades. Esse artigo lhe dirá como.

Suely Buriasco

A adversidade faz parte de nossas vidas e superá-las é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. Ora grandes problemas, ora pequenas dificuldades, o fato é que sempre há algo a ser superado.

Como escreveu o historiador Cesare Cantú: “A dor possui um grande poder educativo: faz-nos melhores, mais misericordiosos, mais capazes de nos recolher em nós mesmos e persuade-nos de que esta vida não é um divertimento, mas um dever.” Quando você responde de forma construtiva os seus maiores desafios, qualidades como força, coragem e perseverança emergem de você.

Algumas dicas podem ser bem úteis para enfrentar de forma positiva as adversidades da vida:

1. Aceite o inevitável

Lamentações só vão piorar as coisas, encare as dificuldades como desafios que precisam ser vencidos. Pare de comparar a sua vida com a de outras pessoas, você não é mais nem menos do que ninguém. Todos temos problemas, o que faz a diferença é como lidamos com eles. Assuma responsabilidades, enfrente suas resistências e aprenda a lidar com as suas dificuldades com serenidade.

2. Desenvolva recursos emocionais

Quando você toma consciência de que certas dificuldades são inevitáveis, você entende a necessidade de se preparar emocionalmente. Desenvolver a inteligência emocional é um recurso de grande importância, até porque provoca coragem, força e disciplina, elementos fundamentais para o enfrentamento. Outro recurso de grande valor é a fé, que inspira a calma e a certeza de que tudo tem tempo certo e propósito definido, mesmo que fuja ao nosso entendimento.

Advertisement

Segundo a psicóloga Marisa de Abreu em matéria: “Quando falamos em comportamento, resiliência significa a construção de novos caminhos a partir do enfrentamento de situações muito estressantes ou traumáticas”.

3. Busque apoio

Diante das adversidades é muito comum que a pessoa tenha vontade de se isolar, mas isso só dificulta as coisas. O apoio de familiares e amigos é fundamental quando as coisas ficam difíceis. É sempre bom ter alguém com quem dividir as mazelas, um ombro amigo que nos dê força. Em muitos casos é importante buscar também ajuda profissional.

4. Esteja preparado(a)

Não espere que lhe tirem o chão para aprender a voar, procure desenvolver virtudes e aprimorar habilidades em seu dia a dia. Algumas pessoas só se cuidam quando o casamento acaba, só se especializam depois que perdem o emprego, ou seja, só acordam para a vida depois de doloroso susto. Faça o inverso, dê o melhor de você enquanto ainda estiver casado ou no emprego, procure melhoria constante em todas as áreas de sua vida.

5. Aprenda com os outros

Quem acha que tudo sabe, nada aprende. Ouça as pessoas com genuína atenção. Busque extrair delas exemplos que possam ser úteis no enfrentamento de seus problemas. Envolva-se com histórias inspiradoras de pessoas que superaram obstáculos aparentemente intransponíveis e venceram. Pessoas que triunfaram sobre suas adversidades são fontes preciosas de inspiração. Interesse-se por livros e matérias que induzam você a pensar em novas possibilidades. Enfim, abra-se para o aprendizado contínuo e inspire-se nisso.

Determinação, resiliência e persistência são fundamentais tanto para o enfrentamento das dificuldades, como para o amadurecimento pessoal. Se existem pessoas que conseguem ultrapassar os obstáculos da própria vida, você também pode fazê-lo.

Advertisement

Força e coragem!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.