5 chaves para blindar seu casamento e fortalecer sua família

Segundo o pensador Léon Tolstoi, “a verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”. Procure por ela. Veja cinco dicas para mudar seu casamento e fortalecer as raízes familiares.

8,639 views   |   4 shares
  • Muitos casamentos acabam quando o casal começa a perceber que aquele conto de fadas ansiado durante o namoro não existe. O defeito que antes parecia um encanto, com o passar dos anos se torna insuportável. Tudo é razão para uma briga, a tampa do vaso aberta, os sapatos pelo canto da sala, a calcinha pendurada no banheiro, as roupas espalhadas pelo quarto. O companheirismo acaba sendo esquecido e não é a toa que sete em cada dez casamentos registrados no Brasil terminam em até dez anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  • Alguns ajustes são indiscutíveis para possibilitar um casamento de sucesso igual àquele que era imaginado durante a cerimônia e a festa que celebrou a união. Normalmente abrir mão de uma parte da liberdade pessoal é difícil e o egoísmo arruína qualquer tipo de relação. Mas ter um casamento feliz não é impossível. Todos conhecem pelo menos um casal que faz do seu casamento uma lua de mel constante. Isso mesmo, o casal tem que fazer dar certo porque é um exercício diário para que o amor não esfrie e a rotina não engula os momentos de companheirismo e intimidade.

  • Veja cinco dicas que podem ajudar o seu casamento se tornar mais feliz.

  • 1. Respeito

  • No dicionário um dos significados de respeito é um sentimento que leva a tratar alguém (...) com grande atenção, consideração ou reverência. Uma união sem isso pode ser tornar desgastante e vulnerável. Um exemplo prático de demonstrar respeito pelo parceiro é segurar a vontade de falar dos seus defeitos para familiares ou amigos.

  • 2. Diálogo

  • Marido e mulher nasceram em famílias diferentes, com outros costumes, criação e tradições. Às vezes a comunicação se torna ruim por essa questão, mas é preciso fazer um esforço e exercitar a paciência. Escute o que o outro tem a dizer, mesmo que seja difícil no começo.

  • 3. Amor

  • Um casamento sem amor não resiste por muito tempo. Só falar "eu te amo" não adianta se esse amor não for demonstrado diariamente com ações. São os detalhes que fazem a diferença, como uma ligação durante o dia para saber como vão as coisas, um bilhete de carinho, um email com agradecimento, uma flor num dia qualquer. O amor é como uma planta, se não for regado e alimentado morrerá. Se agora for difícil pensar em voltar a demonstrar amor pelo seu cônjuge, lembre-se da época em que eram recém-casados.

  • Advertisement
  • 4. União

  • União é mais do que fazer coisas juntos. É ser parceiros em todos os momentos e saber que existe igualdade entre a esposa e o marido. Gordon Hinckley, disse que “o casamento, em seu significado mais verdadeiro é uma sociedade igualitária, onde um não exerce domínio sobre o outro, mas os dois se encorajam e auxiliam mutuamente em todas as responsabilidades e aspirações que venham a ter”. Um exemplo disso é decidir em conjunto sobre as regras da casa e sobre a disciplina dos filhos.

  • 5. Saia da rotina

  • Criatividade faz muito bem ao casamento. Claro que criar uma tradição para a família faz parte, como ir ao mesmo restaurante em determinada data ou sempre ir ao local onde se conheceram... Mas um cinema, teatro, show, ou até mesmo um passeio no parque e um sorvete já faz diferença no dia a dia. Não deixe que os compromissos profissionais atrapalhem esses momentos, se for preciso reserve a data na sua agenda. Se tiver filhos faça atividades também com eles.

  • Lembre-se de ser leal um com o outro e de pensar no bem estar emocional, físico e até cultural do marido ou da esposa. Segundo o pensador Léon Tolstoi, “a verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”. Procure por ela.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.

5 chaves para blindar seu casamento e fortalecer sua família

Segundo o pensador Léon Tolstoi, “a verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”. Procure por ela. Veja cinco dicas para mudar seu casamento e fortalecer as raízes familiares.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr