Mulheres não são atraídas por homens felizes. Cientistas explicam

Homens adoram mulheres sorridentes ao invés das orgulhosas ou depressivas. Já com as mulheres é diferente. Parece que as mulheres não gostam de homens felizes.

Stael Ferreira Pedrosa

Que os homens se sentem atraídos por mulheres que sorriem não é novidade. Eles preferem as mulheres sorridentes às orgulhosas e cheias de autoconfiança.

Mas, e o inverso? Será que as mulheres preferem os homens mais felizes e sorridentes? Uma pesquisa recente afirma que não. As mulheres se sentem menos atraídas por homens que parecem felizes, preferindo os arrogantes, orgulhosos e poderosos.

A ciência explica?

Um estudo da Universidade de British Columbia, liderada pela Dra. Jessica Tracy afirma que “Enquanto um rosto feliz é considerado essencial para as interações sociais amigáveis, inclusive as que envolvem atração sexual, estudos têm examinado o quanto o sorriso é de fato, atraente. O estudo concluiu que homens e mulheres reagem diferentemente às demonstrações de emoções, incluindo o sorriso.”

No estudo foram avaliados mais de 1.000 voluntários. Foi medido o nível de atratividade sexual de acordo com imagens do sexo oposto.

Os participantes avaliaram fotos de pessoas do sexo oposto em várias situações emocionais: alegres, tristes, orgulhosos, envergonhados, etc.

Advertisement

O resultado, segundo os pesquisadores, é que as mulheres demonstraram menor interesse nas fotos de homens sorridentes; ao contrário dos homens que demonstraram maior interesse pelas fotos de mulheres exibindo largos sorrisos.

O coautor da pesquisa, Alec Beall, ressaltou que a pesquisa mediu apenas o interesse inicial, a atração. Ele esclarece que: “Não perguntamos aos participantes se eles achavam que as pessoas das fotos seriam um bom namorado(a) ou cônjuge -. Queríamos suas reações viscerais sobre o nível de atração sexual.”

Por que as mulheres não se sentem atraídas por homens felizes?

No intuito de responder essa questão, os pesquisadores ponderam que os resultados estão ligados às normas de gênero (tais como o fato da mulher escolher o homem mais capaz de sustentar a ela e aos filhos) e também a valores culturais que surgiram, se desenvolveram e se reforçaram através da história.

Estudos anteriores já haviam mostrado que traços emocionais positivos e uma boa personalidade são características altamente atraentes entre os parceiros.

No entanto, a conclusão do estudo é que é suposto que o homem que sorri muito, parece às parceiras, não ser do tipo dominante, (o macho alfa), incapaz de enfrentar situações que implicam na proteção e sustento da prole.

Advertisement

Então, qual seria o tipo mais atraente às mulheres?

Os pesquisadores disseram que ainda é necessário mais estudo para se estabelecer o tipo mais atraente, mas que a princípio foi percebido que os homens com uma expressão orgulhosa e de autoconfiança, foram os preferidos. Segundo o Dr. Beall, o orgulho e autoconfiança acentuam características físicas tipicamente masculinas, tais como o tamanho do corpo superior ao da mulher e a musculatura.

“Pesquisas anteriores mostraram que essas estão entre as características físicas masculinas mais atraentes, como julgado por mulheres”, disse ele.

Essa preferência vem mais uma vez sustentar as conclusões do estudo de que “o fenômeno também pode ser entendido de acordo com os princípios da psicologia evolutiva, bem como as normas de gênero socioculturais”.

Então, homens, se a conclusão do estudo for realmente decisiva, é bom ir treinando mais sua autoconfiança, poder e masculinidade ao invés de privilegiar seu belo sorriso para conquistar aquela garota.

Seja ousado e autoconfiante, isso é muito atraente para as mulheres. Fica a dica!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.