4 problemas de saúde que podemos detectar pelo ronco

Roncar pode significar que algo não vai bem com sua saúde e vale a pena investigar.

Renata Finholdt

Quem nunca teve que passar uma noite ao lado de uma pessoa que ronca não sabe quão grande pode ser o barulho de um ronco. Na verdade, ele atrapalha não só quem está ao lado tentando dormir, mas muitas vezes a própria pessoa que ronca acorda devido ao barulho.

Pessoas obesas, mais velhas e homens são os que compõem os estudos como os principais “roncadores”, porém, isso não descarta as mulheres e pessoas de outras idades, porque na realidade, roncar pode indicar algum outro problema de saúde, e por isso o ronco precisa ser investigado.

Se você ou alguém de sua família passa por esse inconveniente, é fundamental que busquem auxílio de um profissional da saúde, que pode ser um clínico geral ou otorrinolaringologista, para que, através de exames específicos a causa possa ser detectada e o tratamento iniciado.

De acordo com o site Yes Saúde, o ronco acontece quando as vias aéreas, responsáveis pela respiração, estão interrompidas, sendo assim, o ar tem dificuldade em passar e com isso se gera o barulho do ronco.

Alguns problemas de saúde podem estar escondidos atrás deste barulho todo:

Advertisement

1. Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios da face. Esta inflamação gera inchaço das mucosas nasais e secreção. As vias aéreas superiores ficam parcial ou totalmente obstruídas e quando a pessoa se deita cria mais dificuldade ainda de circulação de ar, daí o ronco.

2. Desvio de septo

O septo nasal é aquela parede que separa as duas narinas. O ideal seria que ambas as narinas fossem iguaizinhas, o que resultaria em uma respiração perfeita, no entanto, o mais comum é que elas sejam diferentes, ou seja, o septo esteja desviado mais para um dos lados, causando dificuldade de circulação do ar e o ronco como uma das consequências.

3. Amigdalas aumentadas

As amigdalas estão localizadas na parte de trás da boca, conhecidas popularmente como “campainhas”, elas auxiliam no combate a infecções, porém, alguns problemas com elas, como amigdalite ou outros, podem causar o inchaço na região e assim provocar uma maior dificuldade de circulação do ar.

4. Pólipos nasais

Pólipos são pequenas bolsas de tecido que podem aparecer dentro das narinas, no entanto, são indolores, por este motivo muitas pessoas nem sabem que os tem. Porém, por estes pólipos estarem em um local de circulação de ar colaboram para obstrução das narinas e por isso são aliados ao ronco.

Investigar as causas do ronco pode colaborar para sua saúde além de promover noites mais bem dormidas.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.