Se o seu marido faz estas 12 coisas, ele está abusando de você emocionalmente (é fácil não perceber)

É fácil acreditar que ser tratada assim é o certo, é fácil acreditar que o que você tem é o que você merece. Descubra se o seu relacionamento é saudável ou não!

Mariel Reimann

O abuso emocional, às vezes, pode ser pior que o abuso físico. Os golpes não são vistos e suas cicatrizes são extremamente profundas. Este tipo de abuso (assim como o físico) tende a escalar, começando com pequenas situações quase imperceptíveis e aumentando com o tempo. De acordo com especialistas, existem 12 coisas principais que você pode observar em seu relacionamento.

A Dra. Kristin David disse que “não é comum que a mulher ingenuamente ignore os comentários que a diminuam”. Ela acrescenta que é por isso que eles geralmente são esporádicos e, em seguida, “disfarçados com curiosos atos de bondade – deixando-a confusa e insegura”.

São situação nas quais o agressor cria um círculo vicioso em que prejudica profundamente a mulher e, em seguida, a “recompensa”. Isto cria tanta confusão que as mulheres não sabem o que fazer, e em vez de reagir, ficam com migalhas de amor que recebem durante a fase da “recompensa”.

As Dr.ª Jeanne Segal e Melinda Smith, M.A. publicaram um artigo relacionado a este tema e disseram que o abuso emocional inclui o abuso verbal, como os gritos, apelidos depreciativos, culpa e humilhação. Há outros comportamentos que talvez não sejam tão óbvios, mas que fazem parte do abuso emocional, tais como o uso de controle e isolamento da mulher.

Um dos maiores problemas com esse tipo de abuso é que a vítima geralmente não o percebe até que seja tarde demais. Mulheres justificam os comportamentos dos homens e é muito comum que inclusive se culpem pelo que está acontecendo. Normalmente, quando uma mulher consegue sair de um relacionamento como este, quando olha para o seu passado não consegue acreditar como ela chegou a viver dessa maneira pensando que era normal.

Advertisement

A Dra. David criou esta lista com as 12 coisas ou comportamentos que demarcam um relacionamento abusivo.

1. Ele a rebaixa, em privado e muitas vezes em público

Este comportamento é uma tentativa de constrangê-la. De acordo com David, “eles projetam a desvalorização que eles têm de si mesmo em seu cônjuge”.

2. Ele a envergonha em público

Se antes ele a envergonhava em privado, este comportamento tem a intenção de deixá-la malvista em público. Isto não tem que ser algo muito óbvio, lembre-se que são coisas sutis que vão aumentando.

3. Ele a acusa por seu próprio comportamento

“Se você não tivesse me olhado daquele jeito, eu não teria reagido assim”. Lembro-me de uma amiga me contando que em uma viagem com seu marido para comemorar um aniversário, ele pegou no sono e ela o acordou para irem comer. Ele acordou muito ofuscado, eles discutiram, ele a feriu imensamente e lhe disse que era culpa dela por tê-lo acordado (e ele lhe havia pedido para que ela o acordasse naquele horário caso ele pegasse no sono).

Culpar a esposa por sua falta de respeito como forma de controle é um dos maiores sinais de abuso.

Advertisement

4. Ele ameaça ferir você ou sua família

Se o abuso é puramente emocional, as ameaças físicas fazem parte do repertório.

5. Ele usa nomes depreciativos para se referir a você

Usa toda palavra com um significado baixo e humilhante que ele possa pensar para ter certeza de que sua autoestima permaneça no chão.

6. “Se você não me der, vou ter que procurar em outro lugar”

A Dra. David diz que “ele a faz sentir-se mal ou culpada quando você não quer ter intimidade com ele. Ele coloca a culpa em você dizendo que você deveria estar fazendo isto ou aquilo se você realmente o amasse”.

7. Ele usa informações falsas para manipulá-la

“Ele usa mentiras para fazer com que a vítima duvide de suas decisões, percepções e julgamentos enquanto ele tenta convencê-la de que ela está ‘alucinando’, vendo fantasmas, e que não tem ‘nada a ver'”.

8. Ele faz com que você sempre sinta que está fazendo algo errado

Ele usa expressões como: “Deixa que eu faço”, “Você nunca faz nada direito”, “Uma criança de 3 anos teria feito melhor que você”, “Você é incompetente”, “O dia em que você fizer algo certo vai chover de baixo para cima”, etc.

Advertisement

9. Ele a isola de sua família e amigos

Isto nunca acontece em um relacionamento saudável. Os amigos e familiares são extremamente importantes e uma parte vital de um casal. Normalmente, o abusador sabe que o que ele faz com você está errado e tem medo que as pessoas que a amam façam com que você perceba isso, por isso utiliza chantagens e até mesmo se faz de vítima para afastá-la deles.

10. Se você consegue “que ele lhe dê permissão para sair” ele a controla o tempo todo

Se ele diz que você pode sair, ele a enlouquece com mensagens de texto ou ligações para se certificar de que não está perdendo o controle sobre você enquanto você está longe dele.

11. Ele a persegue

Abusadores sabem que, a fim de que seu abuso possa continuar, devem controlá-la o máximo possível. Normalmente eles analisam e notam o que você está fazendo o tempo todo, olhando seu celular, bolsa, mídias sociais, etc. Muitas vezes nós mulheres confundimos isto com amor e ciúmes, mas na verdade é controle.

12. Ele usa o suicídio como uma ameaça

Cada vez que você tenta fugir, cada vez que sua mente percebe a luz no fim do túnel, ele ameaça se matar.

Você precisa saber que a lista que você acabou de ler não é a lista que descreve um relacionamento saudável. Isto não é felicidade e nem o que significa ser amada. Nunca é sua culpa, nada que outra pessoa faz com você é sua culpa. Sempre há uma saída, e sua família ou amigos são as pessoas que podem ajudá-la. Leve em consideração que as pessoas que abusam também precisam de ajuda e o certo é pedir ajuda profissional.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Si tu esposo hace estas 12 cosas, está abusando emocionalmente de ti (es fácil no verlo).

Toma un momento para compartir ...

Mariel Reimann

Mariel Reimann é a Diretora de Conteúdo da KSL Latino. Ela estudou direito na Universidade Nacional de Cordoba, e atualmente mora em Salt Lake City, Utah.