6 atitudes de pessoas que têm tendência a serem infelizes

É possível aprender muito com as pessoas infelizes, principalmente no que diz respeito a não agir como elas.

Suely Buriasco

Algumas pessoas parecem atrair problemas, estão sempre reclamando e fazem questão de comprovar que tudo para elas é mais difícil e complicado. A infelicidade delas é quase palpável e, por isso, chegam a provocar comiseração. No entanto, segundo estudos, 40% da felicidade obedece ao nosso controle voluntário, ou seja, depende de nós mesmos.

No artigo Por que é que não consigo ser feliz? o psicólogo Miguel Lucas escreveu: “O problema e/ou caminho para a infelicidade começa quando deixamos que algumas coisas se coloquem no caminho da alegria e consequentemente tornamo-nos infelizes”.

Algumas atitudes são comuns em pessoas que nutrem a infelicidade na própria vida:

1. Necessitam da aprovação dos outros

Reconhecimento é importante para todo mundo, mas não se pode depender disso para se sentir satisfeito e motivado na vida. Quem vive querendo agradar os outros perde tempo e energia, pois, não se dedica a sua própria satisfação.

Assista ao vídeo: Agradar sempre

Advertisement

2. Intrometem-se na vida dos outros

Pessoas infelizes se deleitam tentando expandir seus sentimentos negativos, por isso adoram observar a vida dos outros e tecer comentários maldosos, ou mesmo, depreciativos. Vivem comparando suas vidas com a dos outros e cultivam grande sentimento de inferioridade.

3. Cultivam ressentimentos

Emoções como mágoa, raiva e ressentimento aniquilam as possibilidades de qualquer um ser feliz. Pessoas que guardam esse tipo de sentimento consideram-se vítimas de tudo e de todos, como se o mundo estivesse sempre devendo algo para elas. O fato é que sem perdão a vida não flui, o passado comanda e o sofrimento se instaura.

4. Priorizam o que falta

Sabe aquela história do copo mais ou menos cheio ou vazio? É isso, pessoas negativas sempre enxergam o copo como quase vazio, o que equivale dizer que focam no que falta. Como afirmou o grande escritor Victor Hugo “Os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles”. Valorizar o que faz falta é desvalorizar o que tem.

5. Não suportam a verdade

Preferem sempre a triste ilusão em que vivem, pois, a verdade mostraria suas próprias responsabilidades nas escolhas que faz na vida. Vivem na obscuridade de suas zonas de conforto, porque não se consideram capazes de agir em favor das mudanças que dizem querer em suas vidas. Lidam tão mal com a verdade que costumam ser mentirosos e ardis.

6. Cercam-se de infelicidade

Parecem seguir um lema: “Não basta ser infeliz; é fundamental provar que a infelicidade existe”. Impressionante como cultivam companhias negativas, somando energias destruidoras nos ambientes que frequentam. Exaltam o lado ruim de todas as situações e pessoas; simplesmente não enxergam além de suas barreiras mentais e, pior, querem impor essa visão distorcida da vida.

Advertisement

Se você observa em seu proceder alguma coisa do que foi dito acima, não se demore a buscar formas de mudar esse quadro mental. E se você identifica essas ações em alguém de sua convivência, muito cuidado para não ser influenciado por ele. O ideal é manter distância física e emocional das pessoas que cultuam a infelicidade.

Lembre-se de que para ser feliz é preciso cultivar a gratidão, aplicar o perdão e viver o melhor de cada momento.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.