Dicas simples para decoração da mesa para jantar em família

Requinte nem sempre quer dizer harmonia e beleza. Na simplicidade de um “cristal” de massa de tomate você pode demonstrar seu amor e montar uma bela mesa para sua família.

Beth Proenca Bonilha

Momentos em família sempre são especiais, porém, em algumas datas e ocasiões podemos deixar esses momentos ainda mais especiais, com um pouco de bom gosto, criatividade e um toque de amor.

O bom gosto e a simplicidade geralmente fazem um bom par nesta tarefa.

Aproveite o que tiver em casa

O primeiro passo é analisar os recursos que você tem à disposição em casa, o básico é:

Talheres, pratos e copos

  • Procure separar peças que sejam parecidas e evite tamanhos diferentes. Dê preferência para peças com o mesmo formato e cor.

Toalha

  • Dê preferência para toalhas sem estampas para destacar a decoração.

Travessas

– Não coloque panelas à mesa, procure acondicionar os alimentos em travessas ou tigelas de vidro ou inox.

Talher para alimento

– Não se esqueça de separar talheres para cada tipo de alimento como: concha para alimentos com caldo, escumadeira para grãos e colheres para farofas e cremes. As saladas podem ser servidas com pegador de duas partes como pegador de macarrão ou mesmo um garfo e colher.

Advertisement

Guardanapo

– O velho e bom guardanapo de papel será um grande aliado. O que você deve fazer é colocá-lo à disposição de maneira criativa.

Dicas para dispor a mesa

Toalha –

Caso não tenha uma toalha completamente sem estampas, você pode usar o truque da sobreposição. Coloque a toalha de mesa estampada e sobre ela outro tecido que seja liso e de uma cor que combine com uma das cores da estampa. Esse tecido pode ser uma tolha menor ou até mesmo um pedaço de tecido, que se encontra em lojas especializadas com preços bem acessíveis.

Outra sugestão é você utilizar como toalha de baixo um lençol ou tecido liso e por cima uma toalha menor de renda ou crochê.

Mais uma opção são peças de jogo americano, pequenas tolhas individuais que acomodam os pratos e talheres.

Talheres

  • Procure dispor os talheres com as facas e colheres à direta do prato e garfos à esquerda. Se preferir junte os talheres e envolva-os no guardanapo de papel fechando com um laço de cetim ou papel crepom.

Talher para alimento

  • Estes devem ser dispostos ao lado das travessas de seus respectivos alimentos, mas lembre-se de colocar um pires ou base para descansar o talher após o uso para que não suje a toalha.

Guardanapo

  • A posição do guardanapo à mesa deve ser sobre o prato, mesmo que esteja envolto em algum tipo de elo ou enfeite. No caso de estar envolvendo os talheres devem ficar à direta do prato. Ou no centro em porta-guardanapo onde todos tenham acesso.

Decoração da mesa

Uma boa sugestão é fazer um centro de mesa decorativo, utilizando um prato ou travessa rasa que acompanhe o formato da mesa. Se a mesa for retangular use uma travessa retangular, se a mesa for redonda use uma travessa redonda. Neste prato ou travessa podem ser colocadas de maneira uniforme frutas, flores ou folhagem como pimenta vermelha.

Advertisement

Outra ideia é espalhar sobre a mesa, em volta dos pratos de alimentos, ramos de folhagem pequena como Era (tipo de trepadeira) ou Samambaia rendada, algumas flores que se harmonizem com a cor da toalha.

Uma sugestão um pouco mais sofisticada é usar velas sem castiçal. A sugestão é usar como base para as velas taças de vinho ou copos com a boca para baixo e dentro uma flor como rosa ou margarida, podendo ser artificiais. E na base voltada para cima coloque pequenas velas.

Velas pequenas podem ser colocadas em copos ou taças transparentes com água e pedras coloridas dentro, criam um belo efeito.

Você também pode usar uma jarra de vidro, ou um recipiente de vidro alto com água até a metade e nele colocar maçãs, morangos, laranjas, limões, ou outro tipo de fruta que fique no fundo do recipiente e cause um efeito bonito e combine com a cor escolhida para a mesa. Sob a água, pequenas velas flutuantes.

Lembre-se que requinte nem sempre quer dizer harmonia e beleza. Na simplicidade de um “cristal” de massa de tomate você pode demonstrar todo seu amor e montar uma bela mesa para sua família. Os ingredientes que não podem faltar são boa vontade e criatividade.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu