7 exames essenciais na prevenção do câncer

Prevenir sempre vai ser melhor do que remediar. Os exames preventivos são grandes aliados na cura do câncer.

Renata Finholdt

Prevenir é melhor do que remediar, já dizia o velho e sábio ditado. No entanto, muitas pessoas, mesmo sabendo disso, adiam seus exames preventivos e podem assim contribuir para o progresso de várias doenças, dentre elas, o câncer.

Por mais assustador que alguns exames pareçam, eles são fundamentais para o diagnóstico do câncer e precisam ser feitos seguindo orientação médica. Alguns deles, inclusive, tem periodicidade anual.

Como o câncer inicialmente pode ser uma doença silenciosa a melhor maneira de detectá-lo logo no início – período em que as chances de cura são maiores – são justamente os exames preventivos, por isso a importância de um check-up anual.

Mamografia

Os casos de câncer de mama aumentam ano após ano, por este motivo a Sociedade Médica indica a realização deste exame anualmente para mulheres com idade a partir dos quarenta anos.

Quem já fez este exame reclama que é um exame incômodo e muitas vezes dolorido, mas é importante lembrar que ele é o principal aliado para detectar inicialmente os tumores de mama.

Advertisement

Colonoscopia

Este exame serve para o diagnóstico de câncer colorretal. É indicado sua realização a partir dos quarenta anos para quem tem histórico familiar deste tipo de câncer. No entanto, se há sintomas, o médico poderá indicar a realização do exame antes disso.

Toque retal

A grande maioria dos homens foge deste exame, mas ele é um exame importantíssimo para a prevenção do câncer de próstata. A partir dos cinquenta anos a indicação para realização é anual, porém, se há histórico familiar, há também a necessidade de realizá-lo mais cedo.

Ultrassom do abdômen

Para investigação dos órgãos que compõem o abdômen, o ultrassom é o exame inicialmente indicado. Ele investiga o fígado, pâncreas, baço, bexiga dentre outros e é um exame de simples realização sem indicação de idade mínima. Pode ser incluso nos exames anuais de check-up.

Endoscopia

Quando há sintomas de problemas gástricos, o exame de endoscopia é o indicado para visualizar o estômago e detectar qualquer tipo de anormalidade.

Papanicolau

Exame anual indicado para todas as mulheres acima de vinte cinco anos ou com vida sexual ativa. Ele é um exame preventivo do câncer de colo de útero muito eficaz.

Advertisement

Tomografia

É indicado para o diagnóstico de vários tipos de câncer, dentre eles o câncer de pulmão e de cérebro. Por ser um exame bastante detalhista é altamente eficaz para diagnosticar processos cancerígenos.

Dá próxima vez que seu médico lhe solicitar exames de check-up não deixe de realizá-los, estes exames podem salvar vidas.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.