Conheça a técnica do príncipe William e Kate para evitar birras e manter os filhos serenos

Essa técnica vai transformar a sua relação com o seu filho e a dele com o mundo.

35,923 views   |   204 shares
  • Muito tem se falado na técnica que o príncipe William e Kate, da Inglaterra, empregam na educação de seu filho. Ao conversarem com George, de apenas três anos, abaixam-se mantendo contato visual linear com o garoto. Essa matéria ilustra que até mesmo visitantes ilustres como o casal Obama, dos EUA, também foram surpreendidos agachados para falar com o pequeno príncipe.

  • A técnica

  • Segundo a imprensa, o casal de príncipes inglês adotou uma técnica muito interessante chamada "Escuta Ativa", desenvolvida pelos psicólogos americanos Carl Rogers e Richard E. Farson, em 1957. É vastamente usada por profissionais como psicólogos, mediadores, coach e todos os que se interessam pelo ser humano e suas interações. Trata-se de um processo de comunicação que difere o "escutar" do "ouvir", salientando que quem escuta percebe além do que ouve, pois, compreende até mesmo o que não foi dito. A escuta ativa promove o contato com a perspectiva do outro, melhorando a comunicação e, consequentemente, harmonizando os relacionamentos.

  • A birra e a insegurança

  • Segundo esse artigo: "Na verdade, em algumas situações, as crianças estão testando o limite dos pais para descobrir até onde podem chegar. Outras vezes, a birra é apenas um pedido de ajuda inconsciente para lidar com um sentimento novo que é a frustração". A criança insegura procura uma forma de chamar a atenção dos adultos, principalmente dos pais, então gritam e esperneiam. O método de comunicação com "olho no olho", demonstrando atenção e desenvolvendo empatia traz segurança para a criança e evita que ela procure o recurso da birra.

  • Fortalecimento do vínculo

  • A criança que se sente escutada, isto é, compreendida e aceita, tem segurança e, por isso, é mais serena. Esse método exige muita paciência, pois, normalmente a criança interpela o adulto em momentos em que ele está absorto em alguma tarefa, isso acontece, exatamente, porque a criança quer chamar a atenção. O recomendável nesses casos é se abaixar e explicar carinhosamente que logo poderão conversar e, claro, cumprir a promessa. As notícias dão conta de que o príncipe Willian teria até sido repreendido pela rainha por quebrar o protocolo de uma cerimônia, abaixando-se para falar com o filho. Todo método exige repetições.

  • Advertisement
  • Autoridade e respeito

  • Ao contrário do que possam concluir alguns, o método não tira a autoridade do adulto, muito pelo contrário, outorga respeito. Não se trata de fazer o que a criança quer, mas de estabelecer um diálogo pelo qual ela possa entender e aceitar naturalmente o que pode ou não fazer. A criança que se sente apoiada e segura entende perfeitamente a autoridade dos pais.

  • Reforço na autoestima

  • Segundo afirma a psicopedagoga Adriana Tavares, dar liberdade à criança para contar o que sente, respeitar sua opinião e valorizar suas realizações são atitudes que ajudarão a formar um adulto confiante. A escuta ativa é um método que promove esse entendimento entre pais e filhos e é, portanto, eficaz para fortalecer a autoestima da criança. O fortalecimento do vínculo pais e filhos faz com que a criança sinta a própria importância e valor.

  • Desde que os pais não confundam a escuta ativa com liberdade absoluta e saibam estabelecer os limites necessários, esse método pode evitar birras e cooperar muito para a formação saudável das crianças.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Conheça a técnica do príncipe William e Kate para evitar birras e manter os filhos serenos

Essa técnica vai transformar a sua relação com o seu filho e a dele com o mundo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr