10 dicas para começar o seu jardim

O cultivo de um pequeno jardim, além de belo, traz grande alegria a todos a sua volta. Você pode começar um facilmente, veja como.

Renata Finholdt

Se você tem um cantinho da casa que considera especial para dedicar ao cultivo de algumas plantas e flores já é um bom começo. Muitas vezes esse cantinho realmente não é um grande espaço, mas já é o suficiente para começar um pequeno jardim e trazer a alegria das plantas para dentro de seu lar.

Com o local previamente escolhido você precisa agora ajustar outras necessidades que darão início ao cultivo de suas plantinhas.

1) Para começar, você pode dar um passeio por algumas floriculturas ou casas de jardinagem para observar as plantas e flores que mais lhe agradam. Em algumas cidades há locais lindos de cultivos de plantas que recebem visitas além de venderem mudas.

2) Registre em uma agenda os nomes das plantas que mais lhe agradarem e procure conhecer como é o habitat delas. Algumas são plantas que preferem o sol outras nem podem ficar expostas a ele. Há também plantas que dão flores algumas vezes por ano.

3) Sabendo das informações necessárias, procure adquirir as mudas mais adequadas ao local onde você tem reservado para iniciar seu jardim.

4) Compre a terra adequada e também adubo. Há vários tipos de adubo. Procure se informar no local da compra das mudas qual o mais indicado para aquele tipo de planta específica. Informe-se também qual a regularidade recomendada para adubar as plantinhas.

5) Providencie também as ferramentas adequadas para cultivar seu pequeno jardim, desta forma você estará trabalhando da maneira correta para fazer um bom plantio e cuidar de suas plantinhas.

6) Antes de plantar as mudas, prepare o solo com a terra e faça as covas que receberão as mudas, elas devem ser um pouco maiores que o tamanho da raiz da planta, pois estas não devem ficar expostas. Cuide também para que tenham uma boa profundidade.

7) Somente após ter a cova aberta, retire a muda do recipiente e espace suas raízes antes de replantá-la no jardim.

8) Agora plante a muda e coloque bastante terra e adubo fechando por completo a abertura. Pressione bem a terra para que a muda fique firme. Se sentir necessidade coloque mais terra até que sinta que a plantinha está bem estável.

9) Próximo passo é oferecer água para sua nova planta. Cuide para regá-la com a frequência necessária.

10) Se quiser completar espaços com grama, você pode adquirir por metro quadrado. Calcule bem o espaço que você tem antes de comprar. Há tipos diferentes de grama. Veja qual é o seu gosto primeiramente.

Cultive com muito carinho e amor seu lindo jardim. Além de deixar o ambiente mais bonito e acolhedor também lhe trará bastante alegria.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.