9 alimentos que estão deixando o seu metabolismo devagar

Responsável pelo aumento de gordura corporal, o metabolismo lento pode ser causado por uma má alimentação.

Michele Coronetti

O metabolismo, responsável pelas calorias no organismo que permite seu funcionamento, é individual. Algumas pessoas têm um metabolismo lento, em outras, ele é rápido. Normalmente isso se reflete na estrutura corporal, permitindo que a pessoa fique obesa ou não.

Grande parte da velocidade do metabolismo é genética, porém o que a pessoa come ou deixa de comer influencia neste processo. Alguns alimentos são exatamente o que o metabolismo precisa para ficar extremamente lento, permitindo o ganho de peso e acúmulo de gorduras no corpo. Aqui estão 9 deles:

Farinha de trigo refinada

É aquela farinha comum, a farinha branca utilizada no preparo da maior parte dos pães, bolos, massas de pizza, pastel, tortas e qualquer outra. No processo de refinamento, o grão de trigo sofre muitas alterações, e a farinha fica isenta de antioxidantes e fibras, o que faz com que o metabolismo fique muito lento.

Maçãs não orgânicas

Maçãs são frutas ricas em açúcares naturais e fibras, que contribuem para o bom funcionamento do organismo em geral. Porém, maçãs preparadas para serem comercializadas também contribuem para o metabolismo lento devido aos altos níveis de pesticida contidos nelas. Tirar a casca não resolve a situação.

Manteiga

A quantidade de gordura contida neste alimento fará com que o metabolismo desacelere.

Advertisement

Carnes

Não importa de qual animal, quando eles são criados em cativeiro com o intuito de serem abatidos e comercializados eles recebem cargas hormonais intensas, interferindo grandemente no metabolismo humano que ingere o alimento desta procedência.

Carnes processadas

Hambúrgueres, steaks, nuggets e outros alimentos com base em carnes que foram processados contêm grande quantidade de gorduras, sal, além de outros produtos utilizados para conservar, dar cor, alterar o sabor e odor do alimento. O metabolismo cai muito.

Embutidos

Sejam eles presunto magro ou peito de peru, são repletos de gorduras, sal e outros conservantes malignos ao organismo, entrando na lista dos alimentos prejudiciais.

Biscoitos ou bolachas

Mesmo as que não são recheadas, a quantidade de açúcar refinado é imensa em cada porção, tornando o metabolismo muito mais lento.

Refrigerantes

Açúcares em excesso somados aos conservantes e corantes também fazem com que o organismo diminua seu ritmo.

Advertisement

Sucos industrializados

Engana-se quem pensa que está fazendo uma excelente troca deixando o refrigerante para consumir estes sucos. Em sua composição a quantidade de açúcar pode ser a mesma, além de utilizar mais corantes e espessantes que o refrigerante.

A lista poderia continuar com a maior parte dos alimentos industrializados e produzidos de forma comercial intensa, afinal a maior parte das substâncias utilizadas em seu preparo tem chamado a atenção dos cientistas e profissionais da saúde. É possível pensar que não vale a pena se preocupar com isso, porque não há o que fazer. Ninguém vai começar a criar animais e plantar pomares em seu apartamento. A boa notícia é que há boas opções entre as ofertas de compra e consumo.

Há muitos produtos naturais à venda nos grandes e pequenos supermercados, com pães integrais, sucos 100% naturais, carnes e frutas orgânicas. Sabendo equilibrar a alimentação, incluindo uma maior carga de legumes, verduras e frutas, utilizando especiarias termogênicas nos alimentos, o metabolismo acelera e a saúde fica muito melhor.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.