Você está escutando os sinais da vida?

Se mantivermos os olhos bem abertos e os ouvidos bastante atentos, perceberemos os sinais que a vida está nos dando, e tais sinais poderão ser luzes que nos guiarão para futuros melhores.

Luiz Higino Polito

Minha filha mais velha fez um comentário, certa vez, de que nós devemos ficar atentos aos sinais que o Criador nos mostra, durante os caminhos de nossa vida, de que Ele nos ama e responde nossas orações.

Pensando a respeito, percebi que tal comentário tinha fundamento. Ponderei, então, que tais sinais podem vir em forma de acontecimentos favoráveis, aos quais nós damos o nome de bênçãos; podem vir também como ideias geniais (que pensamos serem nossas); podem vir em forma de palavras ditas por nossos parentes, amigos, e até por desconhecidos; podem vir também por sonhos, visões ou revelações.

Afortunadamente, eu já percebi muitos sinais do Criador em minha vida. Ainda os percebo, às vezes muito claramente, enquanto trilho os desafiadores caminhos dessa existência mortal.

Todos nós podemos perceber esses sinais, se estivermos muito atentos ao que nos acontece no dia a dia. Abaixo, darei algumas sugestões que podem ser úteis a cada um de nós que queremos perceber as respostas às nossas orações, e saber se Deus nos ama.

Oração com fé

Há mais de 40 anos, não passei um único dia em minha vida, por mais maravilhosos ou tenebrosos que eles tenham sido (e alguns foram bem tenebrosos mesmo), sem que eu não orasse a Deus, mesmo que fosse só em meus pensamentos.

Advertisement

Não estamos sós nessa perigosa jornada na Terra, por mais que pareça assim, nos nossos dias de dúvida e dor; existe mesmo Alguém que vela por nós. Não compreendemos claramente os pensamentos Dele, vemos coisas que nos parecem absurdamente injustas, mas mesmo assim, devemos orar sempre e agradecer, porque no momento certo entenderemos tudo e veremos que Ele sabe muito mais do que nós, e se tivesse um meio melhor e menos doloroso para que nós desenvolvêssemos todo o nosso potencial, com certeza Ele o usaria.

Anote seus sonhos, escreva um diário

Escrever os nossos sonhos, desejos e aspirações é uma excelente forma de “espalhar pelo infinito”, formalmente, aquilo que almejamos, e anjos podem um dia ler tais anotações. Sei disso porque escrevo diários desde meus 21 anos e, ao reler tais escritos, fico assombrado ao ver como as coisas que eu desejei um dia (muitas até eu já nem lembrava mais de ter escrito) se realizaram!

Escreva tanto seus sonhos (metas e desejos), como seus sonhos literalmente falando, porque seus sonhos podem dizer muita coisa a você! Leia a esse respeito um artigo chamado: “Os nossos sonhos têm algum significado?”.

Orientações e conselhos vindos de outras pessoas

Estejamos muito atentos ao que nos falam nossos cônjuges, parentes, amigos, crianças e desconhecidos. Em tanta coisa que escutamos num dia, igual ao garimpeiro que precisa peneirar uma grande quantidade de terra para achar as pequenas pepitas de ouro, nós podemos encontrar verdadeiras pérolas para nossa vida – se vermos e ouvirmos tudo com muita atenção.

Seja “ao vivo” ou pela Internet, por telefone ou pelas redes sociais, mantenha os seus olhos bem abertos para ver mais do que simplesmente olhar, e os ouvidos atentos para ouvir mais do que só escutar.

Advertisement

De alguma maneira, a resposta vem

Dizem que “Deus escreve certo por linhas tortas”. Melhor dizer que Ele escreve da forma que Ele acha melhor, pois sabe muito mais do que nós.

Para ilustrar tudo isso, vou contar uma história verdadeira. Um menino bem pequeno, de uns dois aninhos, pegou um enorme cadeado que era usado para trancar o portão de uma capela, para brincar. O valioso cadeado sumiu. O líder religioso ficou muito desapontado, e cobrava da mãe do tal menino, para que achasse tal cadeado.

Outra pessoa, da Igreja, que não estava envolvida na história, sonhou que o tal cadeado estava atrás da cortina de uma das salas da capela. E estava mesmo, acabando bem a tal história do cadeado.

Não estamos sós

Pensamos, muitas vezes, que os Céus nos esqueceram, porque não somos perfeitos ou porque não agimos como deveríamos. Somos todos imperfeitos. O Criador sabe muito bem disso – bem melhor que nós mesmos.

E ele nos ama. Nos ama muito mais do que nós mesmos nos amamos ou amamos nossos filhos. Ele nos ama com um perfeito amor.

Advertisement

Confiemos Nele, portanto, pois Ele sabe o que faz.

E se estivermos atentos, veremos os sinais que ele coloca em nossos caminhos e entenderemos melhor o porquê das coisas serem como são e acontecerem da forma que acontecem.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!