As leis de atração entre homens e mulheres

Quais são os atributos que os homens e as mulheres procuram num par quando estão em busca de um relacionamento amoroso?

Luiz Higino Polito

Numa interessante reportagem de Juliana Linhares para a Revista Veja, com o título “O desejo vem das cavernas“, a autora do artigo cita o que disseram vários estudiosos do assunto quanto ao que atrai um homem numa mulher e vice-versa.

Steve Carter, psicólogo e autor de oito best-sellers sobre relacionamentos amorosos, diz o seguinte a respeito da atração romântica: “Nós somos carimbados nos primeiros anos de nossa vida com as características do nosso primeiro amor – a mulher ou o homem que nos criou. Inconscientemente, somos guiados para recriar e repetir esses relacionamentos. À medida que vamos tomando consciência de nossos sentimentos, nós nos liberamos para experimentar outras histórias. Mas, aquele modelo inicial sempre, de alguma maneira, estará lá, atraindo ou repelindo pretendentes”.

Isso é uma constatação da velha ideia de que o homem está em busca de uma mulher que tenha características parecidas com as da mãe dele, assim como muitas mulheres buscam um homem com as características de seu próprio pai.

Outros motivos da atração

Logicamente, outros fatores também estão presentes quando o assunto é atração entre homens e mulheres, tais como o ambiente em que vivemos. A antropóloga Helen Fisher afirma que “Nós crescemos em um mar de momentos que lentamente esculpe nossas opções românticas”.

Também influi no momento da escolha a similitude dos traços do rosto: inconscientemente, homens e mulheres buscam parceiros que se pareçam consigo mesmos! Isso explica porque vemos tantos casais onde os cônjuges se parecem bastante um com o outro.

Advertisement

Cultura, religião e classe social também podem influenciar a escolha, além dos motivos elencados acima. Um exemplo disso é o período da História onde o ideal de beleza feminina era a mulher ser gordinha, conforme vemos em tantas obras de arte do Século 18, ou mesmo em certas tribos indígenas, onde ser gordinha significa boa saúde.

Existe um ditado que diz que “os homens buscam mulheres que não tenham passado e as mulheres procuram homens que tenham futuro”. De forma genérica, esse ditado constata que as mulheres estão em busca de homens que estejam dispostos a assumir responsabilidades, que sejam trabalhadores, que transmitam segurança para as mulheres. E os homens, além de repararem num primeiro momento na beleza física, quando procuram uma mulher para um relacionamento sério, também se preocupam com o fato de a mulher parecer ser saudável, ter sido ou não promíscua antes (embora todos nós conheçamos louváveis exceções a essa regra).

Humor e bom senso

Ser bem-humorado, no caso do homem, e não falar demais, no caso da mulher, também são traços de personalidade muito desejáveis, quando se trata da busca por relacionamentos amorosos mais duradouros.

Além de todas essas considerações, podemos ver num vídeo, “15 coisas que os homens gostam numa mulher”.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!