Conheça os principais sintomas da anorexia

Observe os principais sintomas da anorexia, isso pode salvar sua vida ou de alguém que você conheça.

Roberta Preto

De acordo com o site da Veja, “a anorexia nervosa pode atingir entre 0,5% e 4% das mulheres ao longo da vida, e quadros mais leves, que não incluem todos os sintomas da doença, podem se manifestar em até 15% das mulheres.” A anorexia nervosa é uma doença que também pode afetar o sexo masculino, todavia, são as mulheres suas maiores vítimas. Ela ocorre quando a pessoa se recusa a manter seu peso, acreditando que está obesa, mesmo que as pessoas a sua volta tentem alertá-la de que está magra demais.

Conforme o site Endocrino, a pessoa anoréxica não costuma se alimentar bem e está sempre obcecada por atividades físicas com exageros, sendo assim, torna-se extremamente magra, reduzindo ao extremo seu índice de massa corporal (IMC). “A CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) identifica como pessoa com anorexia aquela que apresenta um IMC igual ou inferior a 17,5 kg/m 2.”

Segundo o endocrinologista José Carlos Appolinário, a anorexia nervosa pode ser caracterizada como um distúrbio alimentar de risco e complexo que leva à morte e só pode ser evitada quando diagnosticada o mais cedo possível. “O reconhecimento precoce de comportamentos alimentares inadequados, pressão exagerada para emagrecer, exercícios físicos excessivos, episódios de compulsão alimentar e métodos purgativos (vômitos autoinduzidos, abuso de laxativos e remédios para emagrecer) pode sugerir um diagnóstico de transtorno alimentar”.

Geralmente os anoréxicos sofrem desse mal por estarem passando por momentos difíceis, como desemprego ou situações de conflitos. Alguns adoecem por uma separação, outros pela perda de um ente querido e também há aqueles que não se aceitam fisicamente e destroem sua saúde na busca pela perfeição.

O site MinhaVida e o Dr. Drauzio Varella indicam os principais sintomas apresentados por pessoas que sofrem de anorexia:

Advertisement

Medo

Os anoréxicos possuem tanto medo de engordar ou tornarem-se obesos que esse medo passa a ser doentio, pois a vítima emagrece abaixo do peso normal ao ponto dela perder sua vida por não se alimentar.

Distorção de imagem

A anorexia é tão perigosa porque afeta psicologicamente a pessoa e, mesmo diante de um espelho, o doente é incapaz de enxergar a realidade, pois o medo de engordar é tão obsessivo que distorce sua verdadeira imagem.

Rejeição

A pessoa anoréxica recusa e rejeita o peso que é essencial a sua altura e idade, ela sempre reprime as necessidades do corpo de alimentar-se, acreditando que esse é o único meio de se sentir bem. Ou seja, o anoréxico sabota e destrói a si mesmo.

Não menstruam

As mulheres anoréxicas podem sofrer uma interrupção do ciclo menstrual (amenorreia) e regressão que são características femininas.

Depressão

Geralmente, pessoas anoréxicas estão sempre deprimidas, porque nunca estão felizes com seu corpo e possuem obsessão por emagrecer. Isso pode não só deprimi-las, mas também pode provocar o aparecimento de outras doenças, como síndrome do pânico e comportamentos obsessivo-compulsivos.

Advertisement

Pele seca

As pessoas anoréxicas ficam com a pele muito seca e cheia de lanugo (pelos finos parecidos com a barba de milho). Também há queda e ressecamento dos cabelos.

O medo é um dos grandes males que há no mundo, sempre existiu e vai existir, entretanto, ele pode e deve ser superado. Enfrentá-lo com a ajuda de familiares, amigos e profissionais é a única forma de recuperar seus sonhos, sua saúde e sua vida. E, não importa se ele venha do medo de engordar ou de apenas abrir a porta e sair de dentro de casa, ele pode ser vencido, porque você é mais forte do que imagina.

Se você sofre de anorexia ou conheça alguém que esteja sofrendo, busque ajuda ou ofereça ajuda. Há muitos profissionais qualificados e prontos para ajudar a salvar sua vida ou de seu ente querido.

Escolher lutar já é o primeiro passo para a vitória contra essa doença que rouba tantas vidas.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.