4 maneiras de seu filho adolescente ganhar dinheiro trabalhando

Os jovens podem trabalhar de maneira formal ou informal conciliando com os estudos. Conheça algumas opções!

Evelise Toporoski

É importante desde cedo ensinar educação financeira para seus filhos, desde guardar moedas para comprar um brinquedo até incentivar a busca do primeiro emprego.

Ainda na adolescência, é possível encontrar emprego formal ou informal, que deve ser conciliado com os estudos, que é o melhor para esta fase. Veja algumas opções:

1. Programa Jovem Aprendiz

No Brasil, o emprego formal para jovens de 14 a 18 anos é regulamentado por meio do Programa Jovem Aprendiz. Empresas públicas e privadas, como Correios, Senai e bancos empregam via CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) os jovens por uma jornada de 4 a 6 horas diárias, com um piso salarial mínimo e contribuição ao FGTS.

Geralmente, o jovem faz serviços administrativos e pode ficar no máximo 2 anos registrado por meio desse programa.

Segundo o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, a iniciativa abre portas para o primeiro emprego formal: “Minha experiência mostra que 80% [dos aprendizes] ficam e a empresa gosta muito de pegar um jovem com 14 anos que é aquele que ‘veste a camisa’. O primeiro emprego tem uma marca muito forte para aquele jovem, então ele tende à fidelização dentro daquela empresa e faz carreira”, disse o ministro em entrevista à EBC Serviços.

Advertisement

2. Pronatec

A sigla Pronatec quer dizer Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Segundo o Ministério da Educação, em 2016 foram disponibilizadas 2 milhões de vagas em todo o Brasil.

Primeiro, o jovem deve inscrever-se em um curso técnico da cidade, que seja uma instituição parceira do programa, como o SENAI, SENAC e Institutos Federais. Estes locais têm oferta contínua de vagas. Procure-os para conhecer o calendário de matrículas das vagas do Pronatec nessas instituições. Durante o curso ou na conclusão dele, os jovens são encaminhados para empresas que necessitam de mão de obra especializada, de acordo com o curso escolhido pelo aluno.

Se você tem um filho que gosta de tecnologia, matemática, mecânica ou eletrônica, este pode ser o programa ideal.

3. Trabalho temporário

Os jovens também são requisitados para trabalhos pontuais, como entrega de panfletos, ou demonstrador de produtos.

Outra opção é trabalhar em uma empresa de algum familiar ou um amigo para adquirir experiência. Por exemplo, se um parente tem uma oficina mecânica, ofereça ajuda para aprender ou limpar peças em troca de algum dinheiro. Ou se conhece alguém que tenha restaurante ou padaria, ofereça seu serviço para servir mesas ou aprender a fazer algum produto.

Advertisement

4. Vender produtos ou serviços

Se o adolescente for comunicativo e responsável, pode começar a dar os primeiros passos como vendedor, fazendo algo que gosta. Por exemplo, pode vender doces caseiros ou pães de porta em porta, algum tipo de artesanato.

Mas, caso o jovem já tenha aprendido alguns serviços também pode conseguir um dinheiro fazendo unhas, limpeza de jardim, passeando com cachorros ou cuidando de crianças.

Há inúmeras maneiras de ganhar dinheiro, e o mais legal disso é que o jovem descobre suas aptidões e adquire experiência para que no futuro saiba o que deseja fazer profissionalmente. Tenha em mente que este trabalho deve ser prazeroso e que não atrapalhe os estudos.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!