5 sinais que seu corpo dá de que você está fértil

Quer ter seu bebê? Fique atenta aos sinais que indicam que seu corpo está prontinho para receber seu pacotinho de felicidade.

22,290 views   |   81 shares
  • De repente você começa a imaginar como seria seu filho com o seu amor. Que rostinho teria? E os cabelos, puxariam ao pai ou à mãe? Você se pega imaginando o espaço para uma outra pessoa na sua casa e calculando o custo de manter um bebê. É, está na hora. Você decide que chegou o momento de ter seu filho.

  • A primeira preocupação é com a fertilidade. Mas nem é tão difícil saber se você está no seu período fértil. O corpo dá pistas. Segundo Edward Carrilho, especialista em reprodução humana da clínica Engravida de São Paulo, em entrevista ao site Terra, os sinais já começam "tão logo os folículos - uma espécie de cápsula que abriga os óvulos até que eles estejam amadurecidos começam a se formar. A partir daí a mulher já passa por algumas mudanças".

  • Mas, como identificar esses sinais?

  • Desde a primeira menstruação até entrar na menopausa, nós mulheres passamos mensalmente por um ciclo fértil repetitivo chamado ciclo menstrual. Com duração entre 28 a 32 dias. No entanto, em todos esses dias somente temos cerca de 36 horas (ou menos) para engravidar. Portanto, é bom estar atenta aos sinais.

  • 1. Aparência e humor melhoram

  • De acordo com o Dr. José Bento de Souza, ginecologista e obstetra de São Paulo, o período fértil da mulher é o ápice de sua feminilidade: "É quando a mulher fica mais atraente, sua pele se torna mais úmida e ela ganha um brilho diferente no olhar". Também é comum a mulher estar mais sorridente e receptiva.

  • 2. Secreções vaginais

  • Um hormônio chamado estradiol, nesse período, produz mais líquido que o normal. Por isso a mulher pode identificar o início do período fértil observando se há uma secreção vaginal parecida com clara de ovo. Ela é límpida, transparente.

  • 3. Aumento da temperatura basal

  • Advertisement
  • Devido ao aumento do hormônio LH - que estimula a ovulação, segundo o Dr. José Bento, "a temperatura basal da mulher sobe um pouco, cerca de meio grau". O ginecologista aconselha às que querem engravidar a ter um termômetro sempre à mão pela manhã desde o primeiro dia do ciclo menstrual (o primeiro dia em que a menstruação desce) e medir a temperatura antes de se levantar da cama, durante um mês e anotar as temperaturas. Nos dias em que ela for maior - e você sabe que não está doente, são seus dias férteis.

  • O Dr. José Bento ainda aconselha a medir a temperatura sublingual e não axilar. A axilar oscila de acordo com o agasalhamento noturno.

  • 4. Aumento da libido e do apetite

  • Segundo Newton Eduardo Busso, da Comissão de Reprodução Humana da Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), "na fase inicial do ciclo, há um aumento do hormônio estrogênio que aumenta a libido. A mulher fica muito mais interessada em sexo e bem-humorada." Ela também se sente mais bonita, atraente e feminina. Este hormônio, infelizmente, também aumenta o apetite. Além disso, durante o período fértil você perceberá que seu olfato e paladar estão mais apurados e sentirá mais atração pelo cheiro do maridão.

  • 5. Dor e desconforto pélvico

  • Devido a todas as alterações e secreções hormonais durante o período fértil, algumas mulheres podem sentir dores pélvicas, semelhantes às cólicas que vêm e vão, o que é a indicação concreta de que está ovulando. Isso é devido também ao estímulo dos ovários - causando a chamada cólica de ovário e à contração das trompas se movimentando para conduzir o óvulo ao útero. Também pode ocorrer retenção de líquidos causando inchaço nos pés e no abdômen.

  • Para as mulheres que não conseguem detectar os sinais em si mesma, existem testes que indicam a ovulação e período fértil. Estes são comprados em farmácia e são bem mais caros que os testes de gravidez, porém vêm com material para se utilizar por cerca de 5 vezes. O teste traz um bastão parecido com um batom, basta então molhá-lo com um pouco de saliva ou urina e o resultado vem logo a seguir, compare a cor que surge no bastão com a do folheto que o acompanha para saber se está ou não em seu período fértil.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

5 sinais que seu corpo dá de que você está fértil

Quer ter seu bebê? Fique atenta aos sinais que indicam que seu corpo está prontinho para receber seu pacotinho de felicidade.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr