5 indícios de que você não sabe administrar seu dinheiro corretamente

Quais são seus sonhos? Uma viagem? Comprar uma casa? Trocar seu veículo? Nada disso será alcançado se você não administrar corretamente seu dinheiro. Já pensou sobre isso?

Renata Finholdt

Administrar suas finanças tem sido uma eterna dor de cabeça? Você se acha incapaz de lidar com dinheiro? Essas com certeza são as preocupações de muitas pessoas, principalmente quando percebem que apesar de tentarem administrar as finanças com a ajuda de planilhas e contabilizando seus gastos estão sempre com saldo devedor.

Para controlar corretamente o dinheiro é preciso total atenção e envolvimento, nada de gastar por impulso e achar que tudo vai bem se fizer aquela “comprinha” e pagar só em trinta dias usando o cartão de crédito.

É preciso vigiar sempre! Na verdade, SE vigiar sempre!

1. Quando foi a última vez que você puxou um extrato de sua conta?

Para ter um controle efetivo de sua vida financeira é preciso estar sempre de olho no extrato bancário. As facilidades para isso atualmente são muitas, uma vez que é possível observar através do computador ou até mesmo do próprio celular. Se você não fez isso na última semana, pelo menos, está indo pelo caminho errado.

2. Você faz controle dos seus gastos?

Para controlar tudo o que entra e o que sai nada melhor do que uma boa planilha eletrônica. Ali você registra todos os gastos fixos, o valor recebido e também todos aqueles gastos do dia a dia. Desta forma você fica sabendo quando pode ou não pode gastar.

Advertisement

Se você ainda não tem uma planilha está na hora de pensar em uma.

3. Compra por impulso?

Se você é daquelas que sai para comprar um presente para uma amiga, mas se encanta facilmente com algo para você e acaba levando as duas coisas está na hora de rever seus conceitos. As compras por impulso são um dos principais motivos pelos quais as pessoas se endividam. Antes de comprar qualquer coisa, pense: Eu quero ou preciso? Se sua resposta é apenas porque quer é preciso lembrar de seus registros na planilha, pensar em sua situação financeira e ver se há condições de adquirir.

4. Usa muito cartão de crédito?

O cartão de crédito deve servir apenas para emergências e nada mais. O ideal é que suas compras sejam sempre debitadas na hora, utilizando o débito do cartão ou dinheiro. Quando o cartão de crédito é utilizado com muita frequência, o rombo no orçamento – na hora do pagamento da fatura – pode ser grande.

5. Você consegue guardar algum dinheiro?

É interessante estipular um percentual de seus rendimentos mês a mês para guardar. Neste caso, conversar com o gerente bancário para entender qual a melhor aplicação é importante. Se você não está conseguindo fazer isso, algo está errado. Você anda gastando mais do que deveria e está na hora de tentar enxugar tudo isso.

Manter um controle financeiro pessoal é algo de suma importância, somente assim você conseguirá levar uma vida mais tranquila e conquistar seus sonhos e ser autossuficiente.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.