6 sinais de que seu cônjuge se divorciou emocionalmente de você (mesmo estando casado)

O divórcio pode ter acontecido mesmo sem você perceber.

Rachel D.C.

Sweet moment❤️❤️❤️ #bradpitt#angelinajoliepitt#angelinajolie#brangelina#mrandmrspitt#love#truelove#couple#kiss#cute#beautiful#perfect

A photo posted by Brad Pitt & Angelina JoliePitt (@brangelinaofficial) on

Com tantas notícias de divórcio, como foi o caso recente de Brad Pitt e Angelina Jolie, muitas pessoas ainda pensam que o divórcio de fato acontece quando os papéis estão sendo assinados e o casal não mora mais junto. Mas, na realidade, o divórcio pode acontecer muito antes disso.

Um estudo feito na Universidade de Washington levou 40 anos analisando casais e chegou à conclusão de que há os quatro cavaleiros do apocalipse no casamento. São eles: criticar, ignorar, falta de consideração e ficar na defensiva. Estes são os sinais de que seu casamento está caminhando para o divórcio.

A terapeuta de casais Becky Whetstone diz ao site Huffington Post que muitos maridos que estão passando pelo “divórcio emocional” procuram por ela. “Às vezes, as pessoas ficam tão desgastadas e uma desconexão acontece. Quando isso acontece, o marido é apático em relação a sua parceira e relacionamento.”

Advertisement

Muitos casais passam por momentos difíceis em seus relacionamentos, mas eles devem saber distinguir se é apenas uma crise ou se o casal está se desconectando. Mas, existem 6 sinais que mostram que o cônjuge já se divorciou do casamento, mesmo ainda estando casado.

1. Não resolver conflitos

O cônjuge divorciado emocionalmente evita conflitos, mas não para o bem do casal. Conflitos devem ser resolvidos sempre que necessário. Quando um cônjuge para de se importar em resolver crises e conflitos é sinal de afastamento emocional. Ele para de se importar em manter o relacionamento saudável, ele para de se importar em nutrir o relacionamento.

2. Críticas excessivas

Quando um casal está apaixonado, eles ignoram as coisas irritantes que cada um faz. Eles perdoam e esquecem com mais facilidade. Eles são mais caridosos um com o outro. As críticas começam a aparecer até por coisas simples porque o cônjuge divorciado emocionalmente não procura ver nada positivo no relacionamento e na sua esposa.

3. Desafeto

O envolvimento emocional é muito importante para um relacionamento. Discutir os sentimentos do outro, interesse na vida do outro e empatia são requisitos para uma relação íntima. A falta de interesse nos sentimentos do outro é um alerta de que o relacionamento morreu. A falta de engajamento emocional é acompanhada da falta de afeição e carinho pelo outro.

Cônjuges divorciados emocionalmente viram o olho, são secos ao responder e soltam grunhidos quando falam com a esposa. A impaciência é a principal atitude deles.

Advertisement

4. Falta de intimidade sexual

A intimidade sexual do casal faz diferença no relacionamento. Casais que se afastam emocionalmente, acabam se afastando sexualmente também.

5. Falta de amizade

As risadas, sorrisos e brincadeiras não acontecem como antes. A primeira coisa que morre quando o casal se afasta é a amizade. É comum o casal ter dias ruins, mas se o afastamento se estende, eles deixam de gostar de passar tempo juntos. O casal que está passando por isso deve tentar voltar a fazer atividades juntos.

6. Vida de solteiro

O cônjuge divorciado emocionalmente apesar de ainda estar casado começa a viver uma vida de solteiro. Ele sai sem a esposa, ele procura mais os amigos do que a esposa e principalmente se abre para outras pessoas. Ele depende de outra pessoa além de sua esposa para ter sustento emocional. Ele fala mal de sua esposa para outros e tem intimidade indevida com colegas de trabalho e conhecidos, ele não precisa necessariamente estar traindo, mas intimidade indevida deve ser evitada.

Mesmo que você esteja vendo esses sinais no seu casamento, sempre há tempo de reviver o amor e amizade.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.