5 coisas que você deve fazer antes de pedir por um divórcio

Se você está pensando em divórcio deve ler este artigo, ele vai surpreender você.

3,236 views   |   33 shares
  • O divórcio seguido pelo arrependimento é mais comum do que se imagina. Isso porque, muitas vezes, as pessoas tomam essa decisão movidas por emoções que, verdadeiramente, não representam seus desejos. Envolvidos por mágoas e dominados pelo orgulho exacerbado não conseguem enxergar outra solução, acabando por agir em contrariedade com a própria vontade.

  • Como mediadora de conflitos constato muitos casos de separação mal resolvida, o que me inspirou a escrever o livro Mediando Conflitos no relacionamento a dois. A ideia é provocar reflexões que levem os cônjuges a avaliar melhor suas próprias vontades, antes de uma decisão tão radical.

  • Para o divórcio ser um processo menos traumático, o casal deve estar preparado e pronto para separar suas vidas em todos os níveis; legalmente, prático e emocional. Portanto, observe essas possibilidades antes de decidir-se:

  • 1. Controle as suas emoções

  • Diante de uma situação tão decisiva para você e sua família as emoções precisam estar equilibradas. Portanto, não se permita resolver nada enquanto não sentir muita segurança do que quer. É preciso cuidar para não ser movido por raiva, rejeição ou qualquer outra emoção. Sobre a importância do equilíbrio emocional, esse estudo afirma que "é imprescindível que essas atividades emocionais sejam harmonizadas e equilibradas com o uso da racionalidade e do pensamento analítico e investigativo". Popularmente falando: pense antes de agir.

  • 2. Faça uma autoanálise

  • O próximo passo é analisar da forma mais lúcida possível o que está acontecendo e como você se avalia diante desses acontecimentos. Se você ainda ama seu parceiro seria interessante observar de forma racional se realmente não existe outras possibilidades. Já pensou que o fim pode ser o início de um recomeço? Havendo sentimento vale a pena trabalhar melhor o relacionamento antes de se decidir, pois, de outra forma a perda vai oprimir você.

  • 3. Analise o relacionamento

  • Muitas pessoas que consideram o divórcio nunca tiveram um casamento realmente, nunca viveram algo além do que a busca por satisfazer as suas próprias necessidades. É preciso avaliar o grau de comprometimento de ambos e uma dica é pensar em vocês antes da crise. Responda perguntas do tipo: "Nós vivemos juntos ou apenas compartilhamos a mesma casa?", "Formamos uma família ou apenas tivemos filhos?". E então, com o coração aberto, identifique os próprios erros e o que pode ser feito diferente para uma nova tentativa.

  • Advertisement
  • 4. Converse com o seu cônjuge

  • Problemas na comunicação são fatores que originam e agravam os conflitos. Quase sempre ouço um cônjuge dizer para o outro: "Eu não sabia disso" ou "Eu não entendi assim", ou ainda, "Se eu soubesse antes". Procure mudar o tom habitual da conversa de vocês, tente escutar e entender o que seu cônjuge diz. Acredite, isso vai surpreender você.

  • 5. Analise as consequências

  • Vale a pena imaginar como seria a sua vida depois do divórcio, organize em sua mente as questões financeiras, familiares, sentimentais, enfim. Será que você está realmente pronto(a)? Se vocês têm filhos pense em como eles reagiriam e como você se sentiria, o que poderia fazer para apoiá-los. Sem essa análise muitas pessoas acabam se chocando dolorosamente.

  • Por experiência, afirmo que as pessoas que fazem essas reflexões acabam desistindo de pedir o divórcio ou, quando realmente estão decididas, tornam-se mais propensas a ter um divórcio colaborativo e respeitoso.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 coisas que você deve fazer antes de pedir por um divórcio

Se você está pensando em divórcio deve ler este artigo, ele vai surpreender você.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr