10 verdades não tão românticas sobre o casamento que você deve conhecer

Sabe-se que o amor sobrevive da verdade, então, é importante conhecer as 10 verdades não tão românticas sobre o casamento.

Roberta Preto

Quem não precisa de segurança nos momentos de incertezas do casamento? E, sim, a vida a dois é cheia de altos e baixos e nem todos estão preparados para enfrentar os desafios que rodeiam os lares. Ouvir algumas verdades sobre a vida de casados pode ajudar nesses desafios.

Há 10 verdades não tão românticas sobre o casamento que todo casal precisa saber:

1. As palavras doces podem ser esquecidas

No namoro a paixão é intensa, o respeito é a base da relação e as palavras doces estão sempre na ponta da língua. No entanto, quando passa a fase da paixão e o casamento mostra a sua verdadeira “face” repleta de desafios muitos esquecem as palavras doces usadas no namoro como: “amor”, “querido”, “benzinho”. Elas são substituídas por: “Mulher”, “Homem”, “folgado(a)” ou os nomes próprios dos casais.

As palavras doces precisam ser presentes nos dias felizes, mas são nos dias de dificuldades que elas são essenciais, pois através delas marido e mulher podem lembrar-se pelo que e por quem estão lutando.

2. Terá que ceder

Geralmente, quando somos solteiros costumamos fazer as coisas do nosso jeito, sem nos preocuparmos com a opinião de outros. Todavia, quando o assunto se trata de casamento, as coisas mudam, e como mudam… Cada decisão que envolva a família precisa ser comunicada, marido e mulher juntos decidirão o melhor para o seu lar.

Advertisement

Algumas decisões poderão não agradar a um, mas se é pelo bem-estar da família, os caprichos egoístas devem ser deixados de lado.

3. Os problemas poderão aumentar

Na sua vida de solteiro você achava que tinha problemas, espera estar casado para ver! Claro, não serão os problemas de antes, porque eles serão minúsculos diante do que você irá enfrentar. Sabe por quê? Porque casamento é responsabilidade e compromisso.

No entanto, é importante lembrar que suas maiores realizações e os dias mais felizes dias de sua vida, só podem ser encontrados no matrimônio.

4. Abandonar alguns luxos

Quando se mora com os pais, costuma-se alimentar alguns luxos, como por exemplo: ir toda semana à manicure ou pagar bem caro no lançamento de uma chuteira. Muitos o fazem, porque podem, gostam e não têm compromisso com nada ou ninguém.

Todavia, quando o assunto é casamento, família é prioridade. O casal prioriza as necessidades dos filhos e da casa e, acredite, os luxos são deixados como segundo plano e muitos deles são até esquecidos.

Advertisement

5. O tempo é curto

Na vida de solteiro o tempo é gasto aleatoriamente, os meninos não sabem se vão assistir ao futebol na casa dos amigos e as meninas não sabem se vão ao shopping, perdem “horas” até que decidam.

No casamento, o tempo é administrado cuidadosamente. Os pais zelam pelo tempo com os filhos, até que tenham que deixá-los no colégio e vão para o trabalho. Se a mãe está em casa, ela corre com o almoço, limpeza da casa, cuidado com os filhos e, se sobrar “tempo”, cuida um pouco dela.

6. Você vai chorar muitas vezes

A vida a dois é bem complicada, porque você terá que lidar com as diferenças, saber ceder e esquecer muitas coisas em prol do bem-estar da família. Agir dessa forma requer noites maldormidas e muitas lágrimas derramadas no travesseiro.

Contudo, quando você encontra apoio do seu cônjuge e da família diante de momentos tristes ou felizes, então, você percebe que cada esforço não foi em vão.

7. Pouco descanso e muito trabalho

Quando se é casado descansar é luxo, se a mãe for na lavanderia, após o almoço, lá estão mais roupas sujas (mesmo que ela tenha lavado pela manhã). O marido tem sempre alguma coisa para consertar.

Advertisement

Então, você se lembra de que seus pais e percebe que os filhos aprendem a valorizar os esforços dos pais, quando eles tornam-se pais, pois descobrem o quanto eles se sacrificaram para cuidar da família.

8. Os defeitos aparecem

O namoro é o estágio da perfeição, porém, é no casamento que as imperfeições são vistas de forma clara. Por que isso acontece? Quando se está apaixonado, o olhar de muitos se voltam apenas para o lado bom do parceiro.

Entretanto, esse é um erro fatal que a maioria comete, porque é no namoro que os defeitos devem ser observados. Depois de casados, o melhor é fechar os olhos para as falhas e arregalá-los para as qualidades.

9. Sentirá falta dos seus pais

Quando se mora com os pais, eles fazem tudo para que você se sinta feliz e, mesmo crescido, aos olhos da mãe sempre será o “bebê” dela. E, aos olhos do pai, “o garotinho” dele. Esses cuidados estarão sempre em suas lembranças.

Quando se é casado, deixamos de assumir o papel de “bebê” e nos tornamos pais, pois somos nós quem precisamos cuidar, proteger e amar os filhos.

Advertisement

10. Você sentirá dúvidas e medo sobre a escolha que fez

Geralmente, a dúvida para os solteiros é sobre quem será sua melhor escolha para casar, mas para os casados a dúvida se refere ao tipo de vida que estão levando, principalmente, se o cônjuge não supriu com suas expectativas tão sonhadas e não proporcionou a vida tão desejada. Talvez, você não tenha a vida “sonhada” ou, talvez sua vida seja melhor ainda que o seu sonho, mas você só precisa “acordar”.

Diante de tantas responsabilidades com a família, muitos sentem medo. Isso é normal e pode ser superado com o empenho do casal em permanecerem juntos, sob quaisquer circunstâncias. Ambos precisam segurar as mãos um do outro, todavia, eles jamais devem abandonar o “barco”, pois casamento é parceria e companheirismo em dias de sol e em dias de tempestades.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.