A falta dessa única vitamina pode lhe deixar 77% mais fraco

Imagine um nutriente que é praticamente um remédio universal para quase todo tipo de doença e ainda previne muitas outras, ele existe!

Stael Ferreira Pedrosa

Se você se sente cansado, fraco, tem gripes e resfriados constantes, é diabético, tem pressão alta, está acima do peso, manchas na pele, gengivas inchadas e doloridas, inchaços nos pés, dor no peito, falta de ar ou doenças respiratórias, é bem possível que você esteja precisando de um nutriente essencial que combate todos esses males e muitos outros.

E melhor, esse nutriente milagroso pode ser adquirido gratuitamente na maioria dos casos. Basta sair de casa e expor 80% do corpo ao sol (preferencialmente ao meio dia) por 20 minutos todos os dias – sem filtro solar.

Dr. Michael Holick, autor do livro “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes” relaciona os benefícios desta vitamina, que na verdade é um hormônio secoesteroide, que a pele produz ao se expor aos raios solares.

Segundo ele, as empresas farmacêuticas não podem vender a luz solar, mas podem vender os medicamentos para as doenças que surgem devido à falta da vitamina D. Por isso ninguém fala dos seus benefícios à saúde – pelo contrário, nos convencem a usar filtro solar de fatores altíssimos todos os dias e ficar longe do sol.

A vantagem de morar no Brasil

Em um país ensolarado como o nosso, é inadmissível que ainda exista a deficiência de vitamina D. O Brasil é cortado pela linha do Equador e, portanto, a incidência solar é grande, favorecendo a aquisição de vitamina D em menor tempo de exposição ao sol.

Advertisement

O sol causa câncer?

Para responder essa pergunta, basta verificar o ranking das regiões onde há mais casos de câncer no Brasil. Em primeiro lugar está a região sul, sendo o Rio Grande do Sul o estado com maior número de casos de câncer no Brasil. Em penúltimo lugar está o Nordeste e em último lugar a região Norte (cortada pela linha do Equador).

A cor da pele é importante?

Quanto mais escura a pele, mais tempo de exposição ao sol a pessoa precisa. É comum verificar-se a deficiência de vitamina D em pessoas negras, devido à melanina que impede a penetração dos raios solares na pele, consequentemente, é maior o número de câncer de próstata em homens negros, e o número de mortes por câncer de mama entre mulheres com menos de 40 anos, é maior entre a população negra.

Por que a fraqueza é associada à falta da vitamina D?

A falta desta vitamina é enfraquecedora pois propicia:

  • Dentes e ossos fracos (também osteoporose).

  • Agravamento do diabetes tipo 2 – consequentemente fraqueza, cansaço e imunidade baixa.

    Advertisement
  • Diagnóstico errado de fibromialgia, uma doença debilitante que causa dores e fraqueza.

  • Doenças cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca congestiva e hipertensão, ambas causam falta de ar, de energia e cansaço.

  • Diminui a força e desempenho atlético.

  • Favorece o surgimento do câncer que é depressor de todo o organismo.

  • Aumenta a propensão à depressão.

    Advertisement

Como detectar a falta dessa vitamina no organismo

Além dos sintomas, é necessário uma comprovação por exame laboratorial. Segundo especialistas o melhor exame é o teste de D 25 (OH). Um outro tipo de exame é o (OH) teste ₂D 1,25.

De quanta vitamina D uma pessoa precisa

Existem fatores como idade, cor da pele e capacidade de absorção que afetam a quantidade de vitamina D que a pessoa consegue absorver, mas certamente todos precisam obter entre 40-100ng/ml. Para atingir esses níveis, de acordo com o vitamindcouncil, é necessário:

  • Bebês 1.000 UI/dia

  • Crianças 1.000 UI/dia para cada 11 kg de peso corporal

  • Adultos 5.000 UI/dia

    Advertisement

Além do sol, como conseguir vitamina D suficiente

Muitas pessoas não têm a oportunidade de se expor ao sol, seja por sensibilidade, trabalho, ou qualquer outro fator. É sabido que a alimentação por si só não fornece quantidades suficientes de vitamina D. Então nesses casos, o médico deve prescrever suplementos de vitamina D3, que possam suprir a falta de sol.

Não tome medicamentos ou suplementos por conta própria. Todos têm efeitos colaterais, reações adversas e contraindicações que somente o médico poderá identificar.

Como saber quais erupções mostrar ao médico do seu filho

Como saber quais erupções mostrar ao médico do seu filho / via Familia.com.br – Descubra Como Fortalecer Sua Vida Familiar e Muito Mais
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.