7 coisas que o pai dos seus filhos precisa ouvir

O pai dos seus filhos é maravilhoso, mas sempre há algo onde ele pode melhorar.

Michele Coronetti

Pais possuem um papel vital no desenvolvimento dos filhos, o que tem sido objeto de estudos. Muitos deles não entendem sua real importância na vida familiar e as mulheres podem ajudar declarando algumas coisas bem simples, mas que farão com que a visão deles seja amplificada.

1. Seu filho te ama

É muito comum do ser humano não entender isso. Filhos sempre amam seus pais mesmo quando retrucam, desobedecem ou fazem coisas que os pais desaprovam. O amor está lá e pode crescer ou continuar retraído. Eles podem expressar seu amor de maneiras diferentes as quais nem sempre são entendidas pelos pais. Seu filho te ama e precisa de você. Ele quer expressar seu amor, mas muitas vezes não sabe como fazer. Ele gostaria que você se sentisse seguro quanto a isso e que continue o amando.

2. Ele gosta de passar um tempo com você

Sim, todos entendem que seu tempo é pouco, que precisa trabalhar para garantir o sustento da família e se aperfeiçoar para posições melhores no futuro, porém passar um tempo com seu filho também é muito importante. Ele está se formando e precisa desta atenção para que seja um adulto seguro no futuro e sinta felicidade agora. Apenas ficar ao lado dele cumprindo o tempo determinado não é eficaz. Não basta estar de corpo presente, a atenção precisa ser toda para ele nestes momentos. E você vai gostar muito disso.

3. Ele se espelha em você

Os meninos desejarão se tornar como seus pais, agindo e decidindo como eles, tratando as pessoas da convivência como eles tratam, atuando da mesma forma com que eles agem com estranhos, cultivando seus hábitos e vícios. Meninasdesejarão encontrar um companheiro que seja como seu pai. Elas também levarão consigo os ensinamentos aprendidos com ele. Eles se tornarão pessoas boas e respeitadas como você.

4. Ele gosta de conversar com você

Ao fazer isso ele sentirá seu interesse e preocupação. Perguntar como está a escola, sobre os amigos, sobre a saúde, fazer perguntas pessoais, acompanhar um progresso específico, o que ele gostaria de ser quando crescer, enfim, há muitas perguntas que ele gostaria de ouvir. Se ele já está grandinho e não teve este relacionamento desde pequeno ele pode se recusar a responder ou dar uma resposta mal-educada. Ou ele pode estar em uma fase de rebeldia. Com tempo e insistência ele vai perceber que a preocupação é real e vai gostar de conversar.

Advertisement

5. Ele gostaria de ter um bom futuro, mas também um bom presente

A preocupação em deixar um legado bom para o filho relativos à educação e finanças é importante, mas sufocar o momento presente para cumprir com este objetivo não faz sentido. Seu filho precisa de você agora, com equilíbrio e felicidade durante seu crescimento, percebendo sua preocupação e trabalho, mas tendo sua presença em apresentações na escola, no jogo de futebol, na apresentação musical, nos almoços de família.

6. Ele aprecia seu carinho

Apesar de ao longo dos tempos a sociedade promover que os homens precisam ser secos e rudes, não demonstrar sentimentos e muito menos ser carinhosos, isso não precisa ser assim. Seu filho precisa do seu carinho, do seu olhar de aprovação, de elogios sinceros, de palavras de incentivo, de brincar junto, sentar um ao lado do outro.

7. Ele precisa da sua orientação

Dizer não, ensinar o certo, repreender quando necessário sem gritos ou maus-tratos também faz parte de ser pai. Castigos exagerados e injustos não transmitem segurança e amor. Orientar seu filho mostrando o caminho correto através de ensinamentos e principalmente pelo exemplo pode não ser muito bem recebido em um mundo onde há mais pais permissivos que justos, porém, será o melhor para ele e para seu crescimento e retenção de valores.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.