Chupar o dedo: É bom ou ruim para o seu filho?

Se o seu bebê de 6 meses chupa o dedinho e você está achando lindo, então você precisa ler este artigo.

3,547 views   |   34 shares
  • Em janeiro recebi a visita de meu irmão com sua família. Fomos à praia e, quando eu segurava minha sobrinha de 6 meses no colo, ela colocou o dedo na boca, como de costume. Algumas pessoas que estavam próximas ficaram encantadas, disseram ser linda aquela "bonequinha" chupando dedo. Minha cunhada esperou as pessoas saírem e me disse que não estava feliz por vê-la chupar o dedo. Ela estava tentando fazer seu bebê parar de chupar o dedo, porque ela sabia que se não cortasse isso agora, futuramente isso prejudicaria seu bebê.

  • Ela está certa! Sabemos disso porque minha irmã caçula com quatro filhos, casada, chupa o dedo. E há também nossa amiga de 35 anos que é parte de nossa família que também chupa o dedo. Ambas já tentaram parar, mas sentem-se incapazes de fazê-lo.

  • A cena torna-se até engraçada sempre que conseguimos nos reunir. Minha irmã, junto de nossa amiga, sentam lado a lado e ambas começam a chupar o dedão. Duas mulheres que alimentam um hábito de infância.

  • Há algumas dúvidas que muitos pais têm sobre ser bom ou não seu bebê chupar o dedo. São elas:

  • Será que é bom ou ruim?

  • De acordo com especialistas, chupar dedo faz parte do instinto da criança desde o ventre da mãe. O bebê coloca os dedos na boca naturalmente, e isso permite que a musculatura responsável pelos movimentos da sucção se fortaleça. Esse processo resulta numa preparação inconsciente do bebê para mamar, além de também fazê-lo sentir-se calmo e seguro no ventre de sua mãe.

  • Qual o prazo que os pais devem permitir que seu bebê chupe o dedo?

  • Geralmente os bebês mantêm o hábito dos dedinhos na boca até os 4 meses, depois eles deixam de fazê-lo, sendo assim, não existe nada que possa prejudicá-los futuramente. O problema é quando o "hábito" transforma-se em um "hábito diário" e de início os pais, familiares e amigos acham lindo, mas quando esse bebê deixa sua infância e torna-se adolescente e adulto é que as coisas passam a ser mais complicadas.

  • Por que o bebê chupa o dedo?

  • O hábito de chupar dedo traz aconchego e segurança ao bebê nos primeiros meses de vida ou no ventre da mãe, mas para a criança ou adulto os resultados são negativos e estão relacionados à insegurança e ansiedade, fazendo disso uma mania. O hábito torna-se automático, a pessoa buscará o dedo sempre que estiver passando por situações que mexam com suas emoções.

  • Advertisement
  • Prejudica os dentes?

  • Sim, é importante ressaltar que há problemas para crianças que chupam o dedo em relação aos dentes, porque esses podem sofrer má-formação.

  • Segundo a fonoaudióloga Irene Marchesan, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), "Se isso se prolonga, pode interferir no posicionamento dos dentes quando eles começam a erupcionar ou até no crescimento dos ossos da face, principalmente da maxila, já que o dedo mais sugado é o dedão voltado para cima."

  • Sendo assim, é bom relembrar que o costume da criança de chupar os dedos só é bom no ventre de sua mãe, e nos primeiros meses de vida do bebê. Passou disso é vício, e tudo que aprisiona nossos filhos precisa ser banido da vida deles.

  • Cabe aos pais auxiliar suas crianças a terem força de vontade de deixar de chupar o dedo, nem que para isso, de primeiro momento, use a chupeta ou tenha que enfaixar o dedinho do bebê com fita; mas nunca, jamais, usar substâncias que possam prejudicar os bebês, como pimenta.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.

Chupar o dedo: É bom ou ruim para o seu filho?

Se o seu bebê de 6 meses chupa o dedinho e você está achando lindo, então você precisa ler este artigo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr