Como ensinar bondade aos filhos

Será que existe uma forma de fazer o coração se aquecer novamente?

Caroline Canazart

Com um mundo ultimamente tão cheio de maldade, obstinação e ódio, a bondade tem sido uma boa lição para ser ensinada com mais cuidado para as crianças. Um religioso americano, Gordon B. Hinckley, um dia questionou: “Por que qualquer um de nós haveria de maltratar e ser grosseiro com os outros? Por que não podemos estender a mão amiga a todos os que nos cercam?”. Na correria do dia a dia é fácil esquecer-se de ser gentil ou bondoso com os outros. Podemos perder a linha no trabalho, no trânsito ou em casa e nem notarmos que as crianças são como um espelho: reflete tudo o que vê na sua frente. Elas copiam cada palavra e gesto feito por um adulto. A responsabilidade é grande quando temos os pequeninos correndo entre as nossas pernas e fazendo tudo o que fazemos também.

Um estudo publicado no Journal of Social Psychology mostrou que a bondade leva à felicidade. De acordo com os pesquisadores da Grã-Bretanha, fazer o bem, mesmo que seja por um período curto de dias, leva a pessoa sentir que é mais feliz. No estudo, 86 pessoas foram divididas em três grupos. Os dois primeiros foram orientados a realizarem um ato de bondade nos dez dias seguintes. O último grupo não recebeu nenhuma orientação. No final dos dez dias, os dois primeiros grupos afirmaram que as experiências de felicidade haviam aumentado mais do que antes da pesquisa. O terceiro grupo afirmou não ter apresentado nenhuma experiência a mais de felicidade.

Quem não quer ver os filhos felizes? Pelo o que podemos perceber não é apenas a pessoa que recebe a bondade que é beneficiada. Dessa forma, podemos utilizar algumas estratégias para que as crianças cresçam sentindo mais amor, respeito, afeto e inclinadas a serem mais bondosas.

Exemplo

Como em tudo, as crianças aprendem a ser bondosas vendo os pais e os adultos ao seu redor praticando a bondade. Quando estamos envolvidos em ajudar a comunidade na qual vivemos ou trabalhamos voluntariamente em alguma instituição, por exemplo, mostramos na prática o que é ajudar o próximo e qual o resultado disso. A transformação acontecerá na vida de quem recebeu a bondade e de quem presenciou, no caso, as crianças.

Empatia

Quando você consegue se colocar no lugar da outra pessoa e sentir como se estivesse na situação dela, conseguiu ter empatia por ela. Nesses momentos é possível encontrar meios para ajudá-la ou, pelo menos, compreender o momento vivido. As crianças podem começar a conhecer a empatia quando os pais e responsáveis as ajudam a identificar os sentimentos e observar as consequências deles. Um exercício para fazer com os pequenos é, quando vir alguém triste, por exemplo, pergunte para ela qual sentimento a pessoa está expressando e porque a criança acha que ela está assim. Assim, o pequeno poderá reconhecer no outro um sentimento e começar a pensar no que poderá fazer para ajudar.

Advertisement

Respeito

O respeito está ligado não só a respeitar o próximo, mas também a consideração pelas leis e normas. A palavra respeito vem do latim respectus que pode significar “olhar”, “olhar em volta” ou “olhar outra vez”. O significado já leva a pensar que quando olhamos em volta ou outra vez estamos preocupados com o nosso semelhante. E podemos ensinar isso para as crianças. Por exemplo, quando seu filho estiver fazendo barulho em algum local que não deve é importante mostrar o porquê é preciso fazer silêncio: ele pode estar atrapalhando alguém no restaurante ou no hospital. Quando estiver na rua, você pode explicar qual o motivo das placas de sinalização e, o mais importante, respeitá-las.

Outras maneiras de ensinar bondade é deixar os filhos conviverem com os avós, com pessoas que tenham alguma deficiência, deixá-los arrumar os brinquedos em casa ou fazer alguma atividade simples de limpeza no lar. Separar junto com as crianças brinquedos e roupas – em bom estado – para doação é outra forma de mostrar na prática o ato de bondade.

O bom de ensinar as crianças, desde bem pequenas, sobre bondade é que elas sempre estão abertas ao aprendizado. A bondade normalmente já está nas crianças e só é preciso ser instigada. Praticar a bondade na infância já é um passo para que nossos filhos se tornem adultos que regularmente serão bondosos. Tudo o que a humanidade precisa para o presente e futuro.

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.