Como ajudar seus filhos a praticar sua religião (sem forçar)

Leia os princípios básicos para ensinar seus filhos a praticar sua religião, sem precisar forçá-los.

Roberta Preto

Muitos pais acreditam que sua família é sua propriedade e que podem fazer o que bem entender com ela. Entretanto, eles se esquecem ou não sabem que a família ainda não é deles!

Para exemplificar podemos pensar que, a família é como um consórcio com o Pai Celestial, o pagamento a ser pago é honrar com as responsabilidades familiares, ensinando, cuidando, protegendo e amando cada membro dela. Se houver negligência, maus-tratos e abusos, nós as perderemos porque nesse contrato, a cláusula principal é que precisamos ser dignos dessas pessoas.

No ano de 2011, numa noite de sábado, meus sobrinhos foram dormir em minha casa. Naquela época eles passavam todos os finais de semana comigo, a “tia Bá” deles, era maravilhoso, porém desgastante porque eram 3 sobrinhos e meu filho, ou seja, 4 meninos terríveis, sendo o meu filho o mais velho com a idade de 12 anos.

Às noites de sábado, líamos as escrituras com gravuras coloridas, mas naquela noite eles só queriam bagunçar e quando estávamos orando eles dispararam nas gargalhadas. Naquele instante eu parei a oração muito irritada com eles e disse-lhes se eles haviam se esquecido de quem eles eram. Quase todos acompanharam o “rei da bagunça”, o mais velho com a mesma resposta: “Somos filhos de Deus.” Mas, o caçula, que estava com seus 5 anos, calou-se. Então, eu retomei a pergunta, olhando para ele muito brava. Ele todo sério e com muita coragem me respondeu: “Sou um Power Ranger Vermelho!”

Toda minha irritação e desgaste físico sumiram, as crianças se acabaram de rir, eu também não me aguentei. Naquela noite, mudei o modo de ensiná-los, eles tornaram-se mais observadores e passaram a enxergar a palavra de Deus com alegria. Todos ainda se lembram daquele momento, aprendemos juntos que a melhor maneira de aprender e ensinar a religião é pelo amor.

Advertisement

Os pais diligentes examinam as escrituras com seus filhos, oram ao seu lado, compartilham suas experiências de fé com toda família e, acima de tudo, eles vivem o que ensinam aos filhos.

Existem algumas maneiras de ajudarmos nossos filhos a praticar a nossa religião. São elas:

Exemplo

O poder do bom exemplo dos pais é a força propulsora para os filhos praticarem a religião. Quando os filhos enxergam que seus pais vivem no dia a dia o que aprendem aos domingos na igreja, eles também farão o mesmo na escola e com os amigos, porque a maior e melhor escola para se praticar a religião começa dentro de nossos lares.

Bondade

Nossas ações são mais importantes que nossas palavras, portanto, não adianta cobrar dos filhos bondade e dizer que é isso o que Deus requer deles quando, dentro do lar, você maltrata o cônjuge, espanca os filhos, faz intrigas dos amigos.

O lar precisa de pais comprometidos com a religião e a família, esses pais precisam ser estáveis, usando de bondade e gentileza com as diferenças e as falhas dos membros da família ou do vizinho.

Advertisement

Paciência

Explodir com um filho quando sua nota foi péssima na escola ou por sua desorganização só diminuirá a fé dele em si mesmo, nos pais e na própria religião. As melhores formas de ensinar esse princípio são nas situações mais simples da vida.

A paciência é uma virtude que muitas vezes se desenvolve nos filhos pelas emoções positivas dos pais.

Respeito

O respeito é fundamental quando se trata de religião. Respeitar os filhos que não compreendem as coisas que os pais entendem é uma das grandes provas de amor.

Debater ideias, estudar juntos as escrituras, aconselhá-los e saber ouvi-los são os pontos-chaves para os filhos praticarem a verdadeira religião, pois à medida que eles se desenvolvem cada ensinamento se desenvolve junto e isso torna-se uma parte importante na formação do caráter deles.

Dedicação

Dedicar um tempo de qualidade para ensinar os filhos sobre os princípios de sua religião é o que permitirá o aprendizado verdadeiro, todavia, se eles percebem que a hora do aprendizado religioso é o momento de tensão na família, eles irão classificar que a religião é uma obrigação cansativa e desgastante tanto para aprender como para se viver.

Advertisement

Os filhos que encontram no lar um ambiente caloroso, cheio de amor e conforto, vão querer estar lá para todas as atividades que os pais proporcionarem.

Amor

O amor é o sentimento mais puro e nobre que move o universo, ele que tem o poder de motivar vidas. Não existe força mais poderosa que ele para ajudar os filhos a compreenderem e colocarem em prática a religião. Pois, os filhos só irão praticar nossa religião se souberem o porquê de nós, pais, vivermos essa religião.

É dever do pais ensinar os filhos que Deus os ama e que Ele sabe exatamente onde eles estão e onde precisam chegar. Para isso, Ele precisa que eles confiem Nele, como os filhos confiam em seus pais.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.