5 sintomas perigosos que nenhuma grávida deve ignorar

A gravidez não é doença, disso todos já sabem, porém, nem toda gravidez é saudável. Problemas podem surgir e é bom não os ignorar.

Stael Ferreira Pedrosa

Por mais que a gestante busque informações, leia livros, veja vídeos, nem tudo fica totalmente claro, principalmente sintomas que de acordo com nossos instintos não parecem normais. Caso sinta durante a gravidez que algo não vai bem, confie em seus instintos e procure o médico.

Aqui uma lista de sintomas perigosos para a grávida e o bebê e que não devem ser ignorados:

1. Dor

Gravidez não dói. Se você sente dor no ventre ou qualquer dor intensa e que não cessa, algo está errado. Seja dor de cabeça, dor ao urinar, dor na região do estômago (pode ser má digestão), dor no meio da barriga (pode gastroenterite ou pré-eclâmpsia – problema grave), dor no baixo ventre ou lateral pode ser aborto, gravidez fora do útero, contrações, mioma ou descolamento da placenta. Como regra geral, dor abdominal exige consulta médica.

2. Náusea e vômitos intensos

Se são intensos não são as náuseas normais da gravidez. Segundo este site de medicina, é uma emergência na gravidez, pois vômitos repetidos podem causar distúrbios metabólicos e desidratação que podem atingir o feto, o que é grave, pois devido à baixa oferta de nutrientes, existe a possibilidade de se formar membros defeituosos e, em casos raros, aborto espontâneo.

3. Febre

Febre é sempre sinal de que algo não vai bem, na gravidez é perigosíssima. Segundo o Dr. Sang Cha – especialista em medicina fetal e diretor da Embryo Fetus, Centro de Reprodução Assistida, a temperatura muito alta pode causar aborto espontâneo, parto prematuro e até malformação do feto. O Dr. Sang também aconselha a grávida a tomar somente paracetamol, “e depois de medicada, é preciso tirá-la do estado febril o mais rápido possível”, afirma o médico.

Advertisement

4. Escotomas e ou visão turva

Escotomas ou a sensação de ver “estrelinhas” pode sinalizar pressão alta na gravidez, o que imediatamente a torna gravidez de risco, já que a hipertensão é perigosíssima e pode até matar tanto mãe quanto bebê.

A hipertensão é um dos maiores, senão o maior fator de risco de morte na gravidez, pois quando descontrolada ela causa a eclampsia. Por isso o cuidado com a pressão arterial deve ser prioridade na gravidez, caso contrário, diz o obstetra Alberto D’Auria, o pequeno e a mãe correm o risco de morte. “É importante considerar que 75% dos óbitos por hipertensão arterial na gravidez têm como causa a eclampsia”, alerta o obstetra.

Já a visão turva quando acompanhada de sede intensa, disúria (excesso de urina), infecções de urina recorrentes e aumento do apetite (e do peso), são sintomas de diabetes gestacional, outro complicador que torna a gravidez como “de risco”.

Visão dupla, visão embaçada, pontos brilhantes ou luzes – podem indicar pré-eclâmpsia.

5. Sangramento

Sangramentos vaginais leves, sem dor, pode ser sinal de que o embrião está se aninhando no útero no começo da gravidez, porém, o médico deve ainda ser consultado, pois o sangramento pode sinalizar algum problema.

Advertisement

Quando o sangramento é grande e vem acompanhado (ou não) de dor, pode ser princípio de aborto, gravidez ectópica ou problemas de placenta.

Se ocorre mais tarde, porém antes de 37 semanas, o sangramento pode indicar um parto prematuro ou problemas na placenta.

Como já dito, embora a gravidez não seja doença, é um período que precisa de cuidados tanto para a mãe quanto o bebê. Por isso, desde o início faça acompanhamento médico, cuide da alimentação, exercite-se, faça o pré-natal, não fume e nem se exponha a ambientes ou substâncias tóxicas. Em caso de qualquer dos sintomas acima, busque atendimento médico imediato.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.