O psiquiatra que escreveu sobre a própria morte, e o ator que deixou uma mensagem para ser vista depois que ele morresse

Num livro impressionante e espantoso, David Servan-Schreiber relata os seus últimos meses de vida, após lutar muitos anos contra um câncer no cérebro. E Yul Brynner, que deixou um comercial sobre cigarros para ser veiculado...

Luiz Higino Polito

Numa reportagem de Giuliano Bergamo, da Revista Veja, intitulada “Receita para a boa morte”, é contada a impressionante história do autor do livro “Curar”, David Servan-Schreiber que, num outro livro, “Podemos dizer adeus mais uma vez”, narra os últimos meses de sua própria vida. Num relato que a revista francesa Paris Match chamou de “um manual de vida estarrecedor”, o livro “Podemos dizer adeus” é “uma lição emocionante de como morrer bem”, do médico que lutou vinte anos com um câncer e morreu aos 50 anos, em julho de 2011.

Livro Anticâncer, um best-seller

Antes de começar a escrever o livro sobre seus últimos meses de vida, David Servan-Schreiber, no ano 2000, escreveu o livro “Anticâncer”, que se tornou um best-seller. 2000 foi o ano em que ele teve uma forte recaída do câncer no cérebro que ele contraiu quando tinha somente 31 anos. Neste livro Anticâncer, o autor publica todas as suas pesquisas sobre como enfrentar o câncer, controlá-lo ou mesmo vencê-lo com o uso de meditação, Ioga, uso de ômega-3 e exercícios físicos, além do tratamento normal.

Último livro

“Ter a possibilidade de preparar a partida é, na verdade, um grande privilégio”, escreveu David, quando percebeu, em 2010, que se aproximava seu fim. Isso é muito raro alguém fazer, isto é, encarar a realidade da própria morte e escrever a respeito, porque quase ninguém consegue encarar a morte com naturalidade.

David, porém, foi honesto e não tentou mostrar-se heroico, apesar de sua coragem em escrever tal livro. Ele tinha muito medo da morte sim, e não escondeu isso. Apenas procurou ser corajoso, por mais medo que sentisse.

David tinha 3 filhos, dos quais teve chance de se despedir, e morreu na presença de sua mãe e de seus 3 irmãos.

Advertisement

Yul Brynner, outro que utilizou a própria morte para nos ensinar, alertando sobre o risco do fumo.

Famoso ator do passado, Yul Brynner ficou muito famoso por fazer o papel do faraó, no filme “Os Dez Mandamentos”, de 1956.

Quando estava já em estado avançado de câncer no pulmão, devido ao cigarro, ele fez questão de falar sobre os riscos do fumo. Vejam o vídeo:

Aqui, o comercial em inglês:

Esses dois exemplos de homens corajosos, Yul Brynner e David Servan-Schreiber, nos mostram que é possível, mesmo se estando face a face com a morte, ainda se fazer alguma coisa que possa beneficiar os outros seres humanos que continuarão vivos.

Advertisement

Um exemplo de rara grandeza, realmente.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!