4 ideias para melhorar o seu casamento

Importante pensar em ideias positivas para efetivamente transformar relações desgastadas em saudáveis e felizes.

Suely Buriasco

Altos e baixos são comuns em relacionamentos duradouros, e uma união estável não é a que nunca se desequilibra, mas a que busca o equilíbrio a cada oscilação. Mas quando os cônjuges se descuidam da relação deixando que as dificuldades de convívio se avultem de forma a tirar o prazer de viverem juntos, só uma grande transformação pode fazer com que o casamento faça novamente sentido. Se você sente que seu casamento chegou a esse ponto vale a pena conferir as seguintes ideias:

1- Posicione-se

Um casal que não desenvolve diálogo no dia a dia não consegue manter-se unido. O diálogo é o instrumento de entendimento. Evite omitir-se deixando de opinar sobre os acontecimentos que incomodam você. Calar-se nas pequenas coisas provoca um efeito acumulativo que reflete de forma muito negativa na relação. Acostume-se a opinar de forma sensata, fale de seus sentimentos e exponha suas razões com clareza, permitindo e estimulando seu cônjuge a agir da mesma forma. Respeito é fundamental numa relação sadia, portanto, todo cuidado com palavras e gestos, principalmente quando a ideia é analisar comportamentos. Lembre-se que uma relação amorosa é uma construção diária que exige grande disposição de ambas as partes.

2- Cultive autoconfiança

O ciúme exagerado pode ser letal para as relações amorosas. Longe de ser um “tempero” assemelha-se muito mais a um “veneno”. Por mais difícil que possa parecer, procure controlar o seu ciúme e o excesso de desconfiança. Ninguém aguenta muito tempo sentir-se controlado e espionado, a tendência será então afastar-se cada vez mais. O sentimento de liberdade é inerente ao ser humano. Se você tem problemas com ciúmes e sente que isso tem atrapalhado seu relacionamento é importante investigar as razões dessa insegurança. Caso o ciúme seja da parte de seu cônjuge, procure conversar com ele e encontrar uma maneira de juntos lidarem com essa situação. Em casos extremos vale procurar ajuda profissional, pois a insegurança pode ter origem em situações complexas do passado que precisam ser profundamente tratadas.

3- Desfaça rancores

Transformar uma relação para melhor significa deixar os dissabores no passado, assim, evite ficar remoendo pensamentos que não fazem mais sentido numa relação que você busca renovar. Mágoas criam abismos que podem se tornar intransponíveis com o tempo; procure o caminho de volta. Faça um exercício mental para livrar-se de mágoas e ressentimentos em relação a seu cônjuge. Tente livrar-se dessas emoções negativas antes que elas terminem com a possibilidade de retomar a satisfação no seu casamento.

4- Não crie expectativas

As decepções entre os cônjuges provocam grande desgaste nas relações. O melhor é não idealizar ou criar grandes expectativas em relação ao outro. É comum esperar que o cônjuge coloque a relação em primeiro lugar, que surpreenda e entenda você, mas nem sempre é assim e é preciso aprender a lidar com isso. Não se pode esperar que o outro pense e aja como você e muito menos exigir isso. Essas expectativas levam ao desapontamento e frustração, afinal é preciso lembrar que cada pessoa tem a sua maneira de pensar e agir. Para renovar seu casamento passe a tratar seu cônjuge como um ser distinto que merece seu respeito e admiração, permita que se manifeste a seu modo e aceite e ame seu cônjuge como ele é.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.