Famosa do Instagram cria vida falsa para alertar sobre o alcoolismo

Nenhum dos seus seguidores percebeu o detalhe em comum em todas as fotos.

Rachel D.C.

Quand je pose en soirée ?

A photo posted by Louise Delage (@louise.delage) on

A francesa Louise teve sucesso instantâneo no Instagram. Abriu sua conta dia 1 de agosto e ganhou quase 65.000 seguidores em apenas um mês.

Suas fotos eram semelhantes às dezenas de pessoas famosas no Instagram. Viagens, praias e restaurantes com amigos. Mas, estas fotos continham um detalhe importante que passou despercebido por todos os seus seguidores: as bebidas alcoólicas.

Pétanque

Advertisement

A photo posted by Louise Delage (@louise.delage) on

Back home ?

A photo posted by Louise Delage (@louise.delage) on

Em cada uma das 150 fotos postadas, Louise aparecia com um copo, uma taça ou uma garrafa na foto.

No dia 22 de setembro, Louise postou um vídeo revelando que sua conta no Instagram foi uma invenção da agência de publicidade BETC. A campanha foi criada pela organização Addict Aide, que busca conscientizar a população sobre o alcoolismo entre os jovens.

Advertisement

Like my addiction

A video posted by Louise Delage (@louise.delage) on

Stéphane Xiberras, presidente da BETC, falou ao AdFreak que a sua agência queria mostrar a dificuldade de detectar o vício em alguém próximo. O objetivo da conta era mostrar que “uma pessoa que você encontraria todo dia, mas nunca suspeitaria de ser um viciado.”

Terrasse ?

A photo posted by Louise Delage (@louise.delage) on

Advertisement

Xiberras também comentou para o AdFreak que ficou desapontado que os seguidores da Louise não perceberam o seu problema sério com o álcool. Ele espera que a campanha seja um “abrir de olhos” para ajudar pessoas com o vício.

Álcool e os jovens do Brasil

De acordo com o site CISA (centro de informações sobre saúde e álcool), o uso do álcool tem sido “associado a uma série de complicações à saúde, como prática de sexo sem proteção, maiores índices de gravidez, aumento no risco de dependência de álcool em idade adulta, mortes por traumatismos e queda no desempenho cognitivo e escolar.”

Segundo estudo, 54,3% dos jovens de 12 a 17 anos já usaram álcool ao menos uma vez na vida. Para os jovens de 18 a 24 anos esse número atinge 78,6%. Dos jovens de 12-17 anos, 7,0% são dependentes de álcool, e dos jovens de 18 a 24, 19,2% são dependentes.

Esse é um perigo que está cada vez mais presente na vida dos jovens. O primeiro passo para a mudança é a conscientização.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.