Estudo comprova que é melhor estar só do que mal acompanhado

O ditado "antes só do que mal acompanhado" é mais verdadeiro do que imaginávamos.

Rachel D.C.

Qualidade de vida inclui ter um relacionamento saudável e isso está mais ligado à saúde do que pensávamos. Estudos sugerem que relacionamentos de baixa qualidade fazem mal para a saúde; por outro lado, relacionamentos de alta qualidade fazem bem para a saúde.

Um estudo feito na Universidade de Buffalo e recentemente publicado no periódico científico Family Psychology comprova que para a saúde é melhor estar solteiro do que em um relacionamento infeliz. Para jovens adultos, um relacionamento de boa qualidade é associado a melhor saúde física e mental.

O estudo

De acordo com uma das principais pesquisadoras do estudo, Ashley Barr, “nas últimas décadas, jovens estão demorando mais tempo para se casar do que as gerações passadas, e eles estão esperando mais tempo para terminar a escola. Durante esse período, eles trocam de relacionamentos com frequência.”

Barr explica que o estudo foca nos relacionamentos e na saúde no contexto de casamento. A maior parte dos participantes do estudo não era casada, mas relacionamentos fora do casamento também têm um impacto na saúde.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Buffalo, em Nova York, analisaram jovens adultos por dois anos em seus relacionamentos sérios.

Advertisement

O estudo levou em consideração estes fatores sobre o relacionamento de seus participantes: satisfação, hostilidade do parceiro, críticas, apoio, gentileza, carinho e compromisso. Eles também perguntaram como os parceiros se comportam fora do relacionamento, se eles se envolvem em comportamentos anormais e antissociais.

O estudo sugeriu que a instabilidade no relacionamento afetou fatores como sintomas depressivos, problemas com álcool e como as pessoas reportaram sua saúde em geral.

“Não é estar em um relacionamento que importa; o benefício é estar em um relacionamento de longo prazo e alta qualidade,” afirma Barr. “Relacionamentos de baixa qualidade são prejudiciais à saúde. Os resultados sugerem que, para a saúde, é melhor ficar solteiro do que estar em um relacionamento ruim,” acrescenta Barr.

Relacionamentos felizes fazem bem à saúde

A boa notícia é que relacionamentos de alta qualidade fazem muito bem à saúde. Um estudo feito pela Universidade do Missouri sugere que casais felizes no casamento têm mais chances de ter melhor saúde mental e física do que aqueles em casamentos infelizes.

Cristina Proulx examinou relacionamentos de longo prazo e as avaliações dos participantes sobre saúde e qualidade do casamento, e descobriu que não importa o tempo de casado, a qualidade do relacionamento tem um impacto na saúde da pessoa.

Advertisement

Ela fala que os cônjuges devem tomar bastante cuidado na maneira que eles se tratam e o quanto eles são felizes nos seus casamentos, já que isso pode modificar sua saúde mental e física.

Por isso é bom os casais estarem sempre trabalhando para melhorar seus relacionamentos e os fortalecer, já que isso implicará na sua saúde ao passar dos anos.

“Um casamento feliz não irá curar um câncer, mas construir um relacionamento forte pode melhorar a qualidade de vida e diminuir o estresse,” acrescenta Proulx.

Outros estudos também sugerem que pessoas casadas têm menor chances de ter pneumonia, passar por uma cirurgia, desenvolver câncer ou ter ataques no coração. Outro estudo feito na Suíça sugere que ser casado está associado a menores riscos de ter demência e outras doenças.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.