O sucesso no seu casamento depende do seu perfil

Seu perfil é de doador, tomador ou compensador? Entenda como isso afeta seu casamento.

Michele Coronetti

São três os tipos de pessoas segundo o autor de Dar e Receber (do original em inglês Give and Take), Adam Grant. Livro escrito com foco nos negócios, a abordagem do autor sobre a interação das pessoas com outras se encaixa perfeitamente no relacionamento conjugal.

Ele afirma que as pessoas podem ser tomadoras, compensadoras ou doadoras. E em suas pesquisas encontrou uma relação muito grande de pessoas bem-sucedidas com o perfil de doador. O sucesso no relacionamento também está relacionado fortemente com este perfil como tratado neste artigo.

Pessoas doadoras

São aquelas que estão sempre prontas a ajudar e a trabalhar pelo bem-estar dos outros. Se empenham em tornar a vida alheia melhor e mais feliz. São aquelas que não jogam lixo no chão, pois sabem que isso prejudicará alguém, são funcionários exemplares e o tipo de pessoa que todos gostam de ter por perto, pois doam de si mesmas sem esperar nada em troca.

No relacionamento conjugal estão sempre pensando em coisas a fazer para deixar seu parceiro mais feliz. Pensam primeiro nos outros e sabem que sua felicidade é fruto do seu jeito de ser. Sentem que são os responsáveis pelo sucesso no relacionamento e trabalham constantemente para isso.

Os compensadores

Estão na linha do dar e receber. Eles mantêm um equilíbrio nas coisas que fazem, pois sempre esperam algo em troca. Se a negociação for benéfica, eles a abraçam.

Advertisement

No casamento, quando um dos cônjuges for do tipo compensador, ele só fará algo por seu companheiro quando souber que receberá outra coisa em troca. Quando recebem algo de seu par eles se sentem na obrigação de retribuir, da mesma forma que se sentem à vontade para cobrar por algo que já tenham feito.

Os tomadores

São aqueles que estão sempre prontos a receber. Tratam a todos bem e sabem que sempre receberão algo das outras pessoas. São encantadores, carismáticos e apaixonantes. Normalmente atuam assim para conseguir seus objetivos. Seu foco é satisfazer suas necessidades.

Como cônjuge, um tomador tratará bem seu par até o momento que tiver retirado tudo o que queria dele. Então, tudo mudará e ele passará a evitar sua presença podendo usar um tratamento frio para que ele seja abandonado e não tenha que arcar com a responsabilidade do término da união.

O sucesso no relacionamento conjugal é mais fácil de ser encontrado quando ambos os cônjuges são doadores. Cada um deles estará se dedicando para que seu companheiro seja feliz, doando seu tempo, afeto, bens e o que for necessário para promover a felicidade e bem-estar do outro. Quando isso ocorre, o casamento tende a perdurar e ser uma união feliz.

Quando um dos cônjuges é doador e o outro é tomador, o casamento será feliz até certo ponto. O tomador, depois de satisfeito, normalmente perderá o interesse e não procurará agradar mais a seu cônjuge, visto que já obteve o que queria do relacionamento. Por sua vez, o doador se sentirá esgotado, pois trabalha sozinho para o fortalecimento da união.

Advertisement

Compensadores manterão uma relação equilibrada até o momento em que eles param de receber algo pelo que estão fazendo. Havendo uma desigualdade, tudo poderá desmoronar.

As pessoas poderão ter traços de personalidade dos três tipos em ocasiões diferentes da vida, porém, o que prevalece na maior parte do tempo é o seu perfil. E é claro que nada na vida é permanente e tudo pode ser trabalhado para mudanças positivas.

Os casais que estão preocupados em satisfazer seu cônjuge sempre, beneficiando e tornando a vida do outro mais agradável, sempre serão mais completos. Doar não é fraqueza, torna as pessoas mais felizes e satisfeitas e une pessoas, principalmente as mais próximas. Uma avaliação fria a respeito de si mesmo pode ajudar a reconhecer que atitudes mais doadoras são necessárias para que a vida seja mais plena.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.