5 exercícios para controlar a pressão alta
A prática constante destes exercícios e outros indicados por especialistas ajuda no combate à hipertensão.
Michele Coronetti
A hipertensão já atinge 30% dos brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão. Quando analisados os números entre pessoas da terceira idade, este percentual ultrapassa os 50. Considerada uma doença silenciosa, seus sintomas incluem dores de cabeça, cansaço físico, tontura, falta de ar e enjoo. Ela diminui a estimativa de vida de quem a contrai oferecendo sérios riscos cardíacos.
Medicamentos sempre são indicados para os vários casos de elevação da pressão arterial. Além deles, a prática de exercícios específicos ajuda a manter a pressão estabilizada e melhora a qualidade de vida. Exercícios físicos diminuem o potencial de gordura corporal, controlam os níveis de diabetes e colesterol, fortalecem ossos e protegem o coração e os vasos sanguíneos.
É importante tomar cuidado com fatores ambientais e pessoais antes de começar a se exercitar. Horários inadequados como ao meio-dia ou permanecer exposto ao sol por muito tempo, lugares abafados ou com pouca ventilação, dores de cabeça ou cansaço intenso devem servir de itens a ponderar antes do início. Os medicamentos prescritos devem continuar sendo tomados. O médico fará um acompanhamento e saberá o melhor momento para abolir o uso das drogas.
São vários os exercícios benéficos para o combate à hipertensão. Os principais são:
1. Caminhada
Exercício preferido dos médicos e especialistas por não causar muito impacto no organismo, ele tem o poder de reduzir a pressão arterial e a mantém baixa por até 24 horas depois. Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto com pessoas de 60 a 75 anos de idade mostrou que a pressão arterial caiu em proporções agradáveis após uma sessão de 40 minutos deste exercício ao ar livre, permanecendo até o dia seguinte com valores adequados para o organismo.
2. Dança
Há algum tempo a dançatem sido procurada pelas pessoas como atividade física por não ser algo repetitivo e chato. A sensação de bem-estar que acompanha a modalidade ajuda na manutenção das metas. Como é um exercício aeróbico, ela reduz a pressão arterial assim como a caminhada.
3. Ciclismo
Andar de bicicleta foi apresentada como uma cura para a hipertensão. Um estudo da Faculdade de Medicina de Connecticut nos Estados Unidos comparou vários voluntários hipertensos e acompanhou as mudanças positivas na pressão arterial.
4. Corrida
Este tipo de atividade, executada ao menos 4 vezes por semana, é um ótimo tratamento para a hipertensão. Adultos que efetuam este exercício conseguem diminuir a pressão arterial, que permanece adequada mesmo quando em repouso. Os desequilíbrios arteriais são reduzidos, o excesso de sódio do organismo é excretado e o emagrecimento adquirido pela prática do esporte também atua contra a doença.
5. Respiração
Um exercício que não necessita de muito esforço e pode ser feito por qualquer pessoa é este. O relaxamento seguido de profunda inspiração e expiração calma por cerca de 2 a 5 minutos muda o estado emocional do indivíduo e proporciona bem-estar. Exercícios abdominais profundosrealizados até duas vezes por dia proporcionarão ótimos resultados para hipertensos, desde que feitos correta e constantemente.
Um especialista sempre deverá acompanhar o progresso nos resultados obtidos através dos exercícios físicos e orientar quanto à prática e aos medicamentos a serem tomados.