Amamentação em tandem - o que é isso?

Esta modalidade de aleitamento materno exige muito amor de mãe.

3,535 views   |   22 shares
  • A amamentação é o melhor alimento exclusivo para o bebê, pelo menos até os seis meses. Depois que uma alimentação é iniciada, o bebê pode continuar sugando o leite materno, sendo um complemento alimentar e um momento único entre mãe e filho.

  • Algumas mães têm o privilégio de praticar a amamentação em tandem. Ela ocorre quando seu filho ainda mama e ocorre uma nova gestação. Desta maneira, ela nutre dois filhos em idades diferentes. E quando o bebê nasce e seu irmão continua buscando as mamadas, também ocorre a amamentação em tandem, pois ela continua nutrindo dois filhos em idades diferentes.

  • Essa modalidadede aleitamento materno é perfeitamente possível. Se irá acontecer ou não, será decisão da mãe. Afinal, alguns desconfortos podem acontecer durante este processo:

  • Sensibilidade

  • Mulheres que já engravidaram sabem que os mamilos ficam muito sensíveis durante a gravidez. Por isso, continuar amamentando durante a gestação pode ser um incômodo e ao invés de ser um momento agradável para mãe e bebê, se torna doloroso.

  • Riscos

  • O profissional que acompanha a gestação sempre deve ser informado de que a mãe optou por não desmamar seu filho para avaliar se há riscos para o bebê que está se formando no ventre. Há raras ocasiões em que os hormônios produzidos para a amamentação prejudicam a gestação.

  • Emocional

  • Nenhuma mãe deve sentir que desmamar seu filho porque uma segunda gravidez surgiu a tornará menos mãe. Se ela preferir continuar a amamentação seus sentimentos a respeito do filho e da gestação devem ser os melhores. Tudo bem se ela optar pelo desmame, afinal seu filho já se alimenta e pode substituir perfeitamente o aleitamento materno.

  • Apesar destas intercorrências, muitas mães optam por seguir seu coração e continuar amamentando seu filho durante a gestação e depois do nascimento. Algumas vezes os próprios filhos deixam de mamar pelas alterações na textura e sabor do leite materno, especialmente nos três últimos meses da gestação. Alguns deles, ao verem seu irmãozinho sendo amamentado, desejam retomar seu aleitamento também. Outros, depois de matarem a saudade nunca mais querem, mas alguns são bem insistentes e mamam junto com seu novo irmãozinho ou em horários distintos. O mais importante de tudo isso é que mãe e filho se sintam amados e próximos.

  • Advertisement
  • Para o bebê que acabou de nascer, o leite materno é vital. Ali ele receberá suas primeiras vacinas, as substâncias que seu corpinho precisa para crescer muito rápido e o carinho de estar aconchegado a sua mãe. Quando seu irmão mais velho suga o leite materno antes, durante ou depois de seu aleitamento, ele não o prejudica. Não é necessário que a mãe recorra a outros recursos para ter mais leite, porque isso virá automaticamente. A quantidade produzida é a quantidade sugada.

  • Para uma boa amamentação a mãe deve se preocupar em se alimentar bem, de preferência com alimentos frescos e preparados sem conservantes e permanecer hidratada. O restante virá naturalmente.

  • A saúde da mãe que nutre dois filhos, seja durante a gestação ou com um filho a cada seio, não sofre alterações negativas. Uma pesquisaindicou que mães que amamentaram em Tandem ou não tiveram os mesmos níveis de hemoglobina, ou seja, não houve relatos de anemia entre as mães que nutrem dois filhos ou entre as que amamentam apenas um.

  • Quanto à saúde do bebê em crescimento intrauterino, a mesma pesquisa indicou que eles nasceram dentro da normalidade, com peso e altura até maiores que seus irmãos primogênitos, o que é comum.

  • Aconselhamento, informações e sentimentos ajudarão cada mãe que passa por essa experiência a decidir o que será melhor para ela e sua família. O melhor é que os familiares aceitem as decisões e evitem críticas e julgamentos, muitas vezes realizados sem o conhecimento destas pesquisas e de experiências de quem já passou por isso. Eu amamentei em tandem e deu tudo certo. Hoje eles são grandes e saudáveis, iguais aos outros jovens como eles.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Amamentação em tandem - o que é isso?

Esta modalidade de aleitamento materno exige muito amor de mãe.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr