Filhos e o cuidado com a internet: 4 regras de ouro

Confira dicas de especialista em segurança na internet para manter seus filhos protegidos no mundo virtual.

Evelise Toporoski

Os pais têm o papel de educar, dar carinho e orientar os filhos da melhor maneira possível em todos os ambientes que ele frequenta. Atualmente, os pais também têm outro desafio: cuidar com o conteúdo que a criança ou adolescente acessa pela internet.

Isso exige que os pais se atualizem e conheçam que tipo de conteúdo o filho acessa, se isso é ou não saudável para ele.

O pesquisador de segurança de internet David Emm orienta que é importante conversar com os filhos e mostrar para eles que os mesmos perigos que existem lá fora no mundo real também estão na internet. Por exemplo, explique porque temos que colocar senha nos dispositivos, e e-mails, que existem também “ladrões virtuais”, ou que não podemos aceitar convites de estranhos, e que existem pessoas mal-intencionadas na rede.

Quem reforça este conselho é o diretor de marketing da AVG (empresa de soluções de segurança on-line), Mariano Sumrell, em entrevista para este site: “A internet é o mundo e nossos filhos precisam saber quais comportamentos são seguros e quais não são ao usar a rede”.

Por isso, seguem o conselho de especialistas para que seus filhos naveguem em segurança na internet.

Advertisement

1. Pesquise sobre o produto eletrônico que seu filho vai utilizar

Antes de presentear o filho com um produto eletrônico, busque compreender seu funcionamento. Boa parte dos aparelhos dão a possibilidade de controle dos pais, uma espécie de filtros para o tipo de site que eles podem ou não acessar, além de ter a possibilidade de monitorar o histórico de acesso deles.

2. Demonstre interesse pelas atividades da criança

Ter o monitoramento de todas as informações que a criança acessa é bom, mas o melhor mesmo é ser um pai ou mãe presente e que tem interesse pelo que ela está fazendo. Por exemplo, pergunte como funciona o jogo, que fases precisa passar, quais suas habilidades e conquistas. Além de ser uma forma de monitorar o que ela faz, a criança vai ficar feliz em ver que os pais se interessam por ela.

3. O que você não faria no mundo real, não faça no virtual

Esta é uma lição valiosa que você precisa passar para seus filhos. Tudo o que ele fizer nas redes sociais tem que ser compatível com os padrões e valores da família. Ensine-o que ele só deve escrever algo que ele realmente falaria no mundo real, algo que ele não teria vergonha se estivesse exposto em um lugar público. Tem alguns vídeos educativos que ensinam sobre isso, principalmente que explicam a pratica do bullying.

4. Tomem cuidado com presentes estranhos

Ensine que tem pessoas que vão parecer muito educadas e bonitas na internet, mas que se não são conhecidas, não são confiáveis. Um executivo da empresa de segurança Imperva, Amichai Shulman, tem 4 filhos e toma todos estes cuidados. Ele explica aos filhos que hacker é um tipo de criminoso que entra em sua casa através da tela do computador, em vez da janela, e assim, fica mais fácil deles entenderem que o perigo é real. Uma regrinha que eles colocaram em casa é de que não podem abrir um e-mail de um desconhecido sem antes mostrar ao pai se devem ou não fazer isso.

O grande segredo para manter os filhos protegidos dos perigos virtuais é o mesmo para o mundo real: manter o diálogo e a confiança entre família, pois os pais são os primeiros que vão proteger as crianças de qualquer tipo de perigo.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!