5 passos para encontrar paz em momentos de desespero

Parece difícil, mas sim, existe um meio de obter paz em meio ao caos. Alguém que sabe como fazê-lo pode nos ensinar.

3,078 views   |   22 shares
  • Atualmente a vida tornou-se mais conturbada. Ouvimos de guerras e rumores de guerra, furacões, terremotos, enchentes, chuvas de granizo cada vez maiores. Ainda mais grave é que as relações humanas estão se deteriorando. O amor parece raro entre as pessoas. A violência cresce desenfreadamente ao mesmo tempo em que os corações esfriam. Há um desprezo generalizado pela vida em todas as suas formas. A ganância, o amor às riquezas gera egoísmo nos ricos e fome, necessidades entre os pobres. A política apodrece pela corrupção, mentiras, golpes e injustiça.

  • Além de enfrentarmos essas condições no mundo, em nosso próprio país, enfrentamos também nossos problemas pessoais: divórcio, dissolução de famílias, perda de entes queridos, doenças, dificuldades financeiras, desemprego. Enfim, são tantos os problemas que se nos atermos a eles podemos nos afundar na depressão e desespero.

  • Desanimados podemos nos perguntar: onde encontrar a paz em meio a tal cenário?

  • Parece difícil, mas sim, existe um meio de obter paz em meio ao caos. Alguém que sabe como fazê-lo pode nos ensinar.

  • Jesus estava em Cafarnaum, junto ao mar da Galileia com seus discípulos e chamou-os para que atravessassem para o outro lado. Durante a travessia uma grande tempestade formou-se. As ondas altas assustaram os discípulos que, temerosos, foram ao mestre. Jesus, em meio à tempestade, dormia tranquilamente sobre uma almofada.

  • Os discípulos o acordaram dizendo: Mestre, não vê que estamos prestes a perecer? Jesus condenando sua pouca fé repreende o vento e o mar e acalma a tempestade. (Marcos, capítulo 4)

  • Baseado nesse episódio, podemos compreender como encontrar a paz em meio às tempestades da vida.

  • 1. Fé

  • Em muitos momentos da vida buscamos nossas próprias capacidades para resolver nossos problemas. Isso não é ruim, devemos fazê-lo, mas que o façamos através da fé. Fé no poder superior que tem tudo em suas mãos. A certeza de que Deus está no comando e que tudo o que acontece, até mesmo uma folha que cai de uma árvore, Ele sabe, nos dá paz. Afinal, Ele só quer o nosso bem, ainda que seja através de uma dificuldade pessoal ou no mundo. Algo de proveitoso para nosso crescimento tiraremos daí.

  • 2. Sentir paz

  • Pode parecer estranho dizer "sentir paz" quando estamos atribulados e cheios de problemas. Afinal, não temos que resolver os problemas primeiro para então sentir paz? Não! Devemos buscar a paz primeiramente para então resolver os problemas. O item 1 (fé) nos ajuda com o item 2. Através da fé de que Deus nos guarda, a paz vem. Então, podemos enfrentar (ou aceitar) nossos problemas.

  • Advertisement
  • 3. Voltar-se para dentro

  • Um dos maiores problemas que temos é medir a nós mesmos por fatores externos. Criamos um padrão de felicidade a partir do que o mundo considera felicidade e temos a firme convicção de que se não estamos dentro daquele padrão, não podemos ser felizes. Isso é uma grande mentira. A felicidade não está lá fora, não está no "ter". A felicidade está dentro e no "ser". As pessoas se afligem pensando: quando eu tiver uma casa, serei feliz. Quando eu me formar, serei feliz, quando eu encontrar a pessoa certa, quando eu emagrecer, quando meu filho for curado, quando... (preencha a lacuna).

  • Este é um grande erro. Se não cultivarmos nossa essência, nossa felicidade interna - apesar dos problemas - nada neste mundo nos fará felizes. Escolha sentir-se feliz e de acordo com a lei da química "semelhante dissolve semelhante" - porque interagem em nível intermolecular e tornam-se um só - a felicidade passará a ser parte de você.

  • 4. Cultivar o espírito

  • Não podemos esquecer que somos corpo e espírito. Nosso corpo espiritual, assim como o físico, precisa ser nutrido. A oração, a contemplação, a meditação, a leitura de nossos textos sagrados e seguir o exemplo de nosso Deus é o que alimenta nosso espírito.

  • Quando assim fazemos, andamos nos passos de nosso mestre e agiremos como Ele age. Aplicamos seus ensinamentos e suas atitudes aos nossos problemas e assim como Jesus acalmou a tempestade, podemos acalmar nossas mentes e aliviar nossas cargas. Uma boa maneira de fazê-lo é através do serviço ao próximo. Quanto mais servimos aos outros, mais paz encontramos.

  • 5. Aprender com a adversidade

  • Seja qual for a sua luta, seu problema, sua dor, o Mestre a quem os ventos e o mar obedecem, tem o poder para curar. A fé nos faz compreender que Deus está no comando e que tudo o que nos acontece pode nos refinar, purificar e aperfeiçoar. Devemos nos perguntar: "O que Deus quer me ensinar com esse problema?". Assim como um diamante bruto, que parece uma pedra obscura e sem atrativos pode se tornar pleno de brilho e beleza nas mãos do lapidário, assim nos tornamos se permitimos ao Mestre nos lapidar através dos problemas, dores e aflições, lembrando que estas são por um momento e se as suportarmos bem, o Senhor nos abençoará e aliviará os nossos fardos.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

5 passos para encontrar paz em momentos de desespero

Parece difícil, mas sim, existe um meio de obter paz em meio ao caos. Alguém que sabe como fazê-lo pode nos ensinar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr