Conheça o estado brasileiro onde os casamentos são mais duradouros

Conheça também o estado mais casamenteiro do Brasil.

Rachel D.C.

A forma do brasileiro se relacionar muda dependendo do estado ou região do país. Pode parecer estranho, mas cada estado tem seus padrões de relacionamento. Por exemplo, alguns estados têm relacionamentos mais duradouros, já outros têm índices de divórcios mais altos.

Segundo o IBGE, em 2010 o Brasil tinha:

  • 89,6 milhões de solteiros (A maior proporção dos solteiros está no Norte).

  • 8 milhões de viúvos.

  • 56 milhões de casados.

    Advertisement
  • 5 milhões de divorciados.

  • 2,8 milhões de desquitados ou separados judicialmente.

O brasileiro tem mudado um pouco os seus hábitos em se relacionar. A Exame informou que o Brasil em pouco tempo ocupou uma parcela grande do mercado de empresas como o Tinder. O maior número de usuários de Tinder no Brasil está em São Paulo, mas os cariocas têm 15% mais “matches” no Tinder do que a média global.

Segundo o IBGE, os brasileiros estão se casando mais tarde e nas últimas quatro décadas, a taxa de casamentos caiu pela metade. Na década de 1970 a idade média que as mulheres casavam era 23 anos e os homens com 27. Já em 2014 a idade média subiu para os 30 anos para as mulheres e 33 para os homens.

Onde o casamento dura mais

Segundo a pesquisa feita pela Exame, as regiões Nordeste e Sul são onde os casamentos duram mais. A duração média de um casamento no país é de 15 anos. No Nordeste e Sul a duração é de 16 anos. Mas, Pernambuco é o estado onde os relacionamentos são mais duradouros. As uniões duram em média 18 anos.

Advertisement

Rondônia é o estado mais casamenteiro com 10,88 por 1.000 habitantes, mas seu índice de divórcio antes de um ano de união também é o mais alto do país, 7%.

Brasileiro não desiste do amor

“Quase um quarto dos casamentos em 2014 tinha um dos cônjuges divorciado ou viúvo. Dez anos antes, o percentual era bem menor: 13,7%,” de acordo com a Exame.

O que faz um casamento durar

O psicólogo John Gottman fez um estudo com mais de 200 casais por 20 anos e chegou à conclusão que casamento duradouro é um resultado da habilidade do casal de resolver conflitos. Ele diz que muitos casais pensam que a união não dará certo por causa das brigas e conflitos, mas ele explica que isso é algo natural do relacionamento, o que irá diferenciar um casal do outro é a forma que eles lidam com os conflitos.

Ele explica que há 3 formas de solucionar conflitos em casamentos saudáveis:

  • Validação. Casais se comprometem a resolver seus problemas calmamente para a satisfação mútua.

    Advertisement
  • Volátil. Conflito surge com frequência e muitas vezes resulta em disputas.

  • Evitando-conflito. Casais concordam em discordar, raramente confrontam suas diferenças.

Os casais voláteis aprendem a ignorar alguns conflitos e os de validação aprendem a se comprometer. Já os que evitam conflitos aprendem a minimizar os conflitos e a tratar de suas diferenças com leveza ao invés de resolvê-las.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.