Piqué revela infidelidade de Shakira. Um relacionamento pode sobreviver a tudo?

Muitos suspeitavam dessa traição antiga que só agora foi revelada.

Rachel D.C.

Shakira e Piqué estão juntos desde 2010 e poucos sabiam como e quando começou o relacionamento deles, já que pouco antes do namoro ser anunciado ela estava noiva de Antonio de la Rúa.

Shakira namorou Antonio de la Rúa por 11 anos. Antonio é filho do ex-presidente da Argentina. O relacionamento deles teve muitos altos e baixos e até processos na justiça.

O que realmente aconteceu

A mídia ficou alvoroçada quando Shakira anunciou o término do namoro com Antonio em 2011 e diziam que Piqué foi o pivô da separação. Mas Piqué afirmou em entrevista: “Nós somos apenas amigos. Não há mais nada.” Ele acrescentou: “Eu não sabia do término. Você acabou de me falar sobre o término. Nós somos apenas amigos e só isso.”

Advertisement

Mas, em entrevista recente para o canal de televisão catalão TV3, ele revelou o que realmente aconteceu. Ele contou que “ela tinha namorado e deixou tudo”. Eles se tornaram próximos durante o Mundial de Futebol da África, se conheceram nas gravações do clipe Waka Waka, música-tema da Copa do mundo de 2010.

A relação que hoje dura seis anos começou com uma simples conversa. “Conheci a Shakira em Madrid, quando estávamos nos preparando para o Mundial. Um dia, lhe mandei uma mensagem de texto perguntando a temperatura na África do Sul e ela me respondeu com um texto imenso detalhando a temperatura a cada momento do dia. Isso não era normal e começamos a conversar. Cheguei a um ponto em que lhe disse que tínhamos [a seleção espanhola] que chegar à final para que voltássemos a nos ver. Eu sabia que ela ia estar na cerimônia de encerramento,” disse Piqué.

Ele diz que o relacionamento tinha que durar bastante tempo, já que foi bastante complicado no começo. Por isso resolveram “fazer isso bem.” Ele confessou que Shakira ainda estava com de la Rúa quando começaram a se relacionar. Hoje eles são uma família sólida e muito conhecida na mídia. Eles têm dois filhos: Milan, de três anos e Sasha, de um ano.

Quão comum é uma traição?

Segundo estudo feito pela empresa Tendencias Digitales, os brasileiros traem mais que outros latino-americanos. 70,6% dos homens brasileiros declararam já terem traído ao menos uma vez na vida. E entre as mulheres, o número cai para 56,4%.

Outro estudo feito com estudantes universitários americanos revelou que mulheres jovens têm mais chance de transformar a traição em namoro. Elas dizem que traíram porque estavam insatisfeitas com o relacionamento e por isso procuraram outro. Já os homens dizem que traíram por que surgiu a oportunidade e não porque procuravam um outro relacionamento na traição.

Advertisement

Salvando o relacionamento (mesmo após uma traição)

Trair é errado, enfraquece relacionamentos e em muitos casos destrói famílias. O psicólogo Joe Kort, em artigo para o site Psychology Today, diz que muitas pessoas não sabem, mas relacionamentos podem ter momentos de infidelidade e mesmo assim podem se recuperar e serem fortes como nunca foram.

O Dr. Kort conta que essa é uma das razões principais que casais o procuram para terapia. “Eles estão desesperados para continuarem juntos, e querem sinceramente trabalhar para enfrentar a dor e traição.” A infidelidade machuca muito, como se a pessoa afetada estivesse experienciando uma morte na família. Ele adiciona que, na realidade, o casamento de antes morreu. Mas isso não quer dizer que o casal não possa ter um novo relacionamento. “Eu fico feliz em dizer que isso é possível e que eu posso testificar que, se um relacionamento sobrevive uma traição e as duas partes se curam, o casamento se torna mais forte que nunca.” Mas não pense que isso irá acontecer sem muita conversa e trabalho.

Estes são alguns pontos importantes que você deve lembrar:

  • A traição não é necessariamente sinal de que um casamento é ruim.

  • O traído deve esquecer o jogo de “vítima e culpado”, “certo e errado”. Foque no relacionamento.

    Advertisement
  • O traidor deve conversar abertamente e ouvir os sentimentos do cônjuge traído, para que assim ele experiencie a dor do outro e sinta empatia e remorso.

  • Conversas privadas sobre a traição geram empatia e compaixão para ambas as partes.

Nem tudo está perdido, é possível um casal recuperar seu casamento mesmo após uma traição.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.