Montanhas-russas podem ajudar expelir pedras dos rins

Parece incrível, mas quando as pedras dos rins não são grandes demais, podem ser expelidas com passeios por uma moderada montanha-russa!

Luiz Higino Polito

Uma equipe de investigadores fez muitos passeios por montanhas-russas, após perceberem que pedras pequenas dos rins podem ser eliminadas pelos solavancos desse brinquedo.

Conforme o estudo publicado no Journal of the American Osteopathic Association, e replicado neste site, e também no site da Revista Superinteressante,os médicos Marc Mitchell e David Wartinger construíram um rim de silício com uma impressora 3-D, encheram de urina, colocaram pedras de vários tamanhos dentro do rim de silício e foram para um parque temático que tinha montanhas-russas. Foram 20 vezes (e muito mais, em outros testes) na montanha-russa e viram que as pedras de até 5mm eram eliminadas nos chacoalhões da montanha-russa!

Os resultados, embora preliminares, podem contribuir para uma nova terapia para pacientes que tenham pedras pequenas nos rins, pois pedras de 6mm ou maiores são difíceis e dolorosas para saírem, precisando, provavelmente, até de cirurgia.

Recomendação médica

Para quem tem tendência a ter pedras nos rins, ou tem pedras pequenas, os médicos recomendam passeios de montanha-russa ou outro método que possa expulsar as pedras. Até fortes espirros podem fazer o serviço de expelir tais cálculos renais.

Mas, não é aconselhável qualquer montanha-russa para a terapia: os brinquedos com velocidade até 65 km/h, e que não tenham loopings são os melhores, para expelirem as pedrinhas (de até 5mm).

Advertisement

Quedas bruscas e curvas acentuadas ajudam muito, e sentar nos bancos traseiros do brinquedo também faz diferença, mas inversões de sentido não.

Prevensão

Somente quem tem ou teve (como eu) pedras nos rins sabe como isso é doloroso! Fiquei internado alguns dias por causa disso, sentindo dores horríveis, quando cessava o efeito dos remédios. Por isso, a prevenção e a eliminação das pedras quando pequenas podem ser uma ideia excelente.

Outros métodos

Também são relatados outros métodos que pode ajudar, tais como ingestão de vitaminas (para mulheres grávidas), trabalho físico, saltar de bungee jumping, saltar de trampolim nas piscinas, andar de bicicleta, ou coisas parecidas.

São boas novas para quem sofre tanto com esse problema dolorido.

Para ler mais, veja o artigo da Revista e dos Estudos citados. Cada um de nós sabe que precisamos pesquisar bastante quando o tema é nossa saúde, poque a saúde é a coisa mais importante que nós temos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!