5 mitos absurdos da vida de recém-casados

Nem sempre o que dizem por aí sobre os primeiros anos do casamento é verdade! Descubra alguns mitos e esteja preparado!

Evelise Toporoski

“Casar é muito bom!” – este foi um dos conselhos que mais ouvi enquanto ainda namorava meu atual marido. E eles estavam certos! Na verdade, além de ser bom, o casamento traz felicidade, segundo pesquisa do Escritório Nacional de Pesquisas Econômicas dos EUA, publicado na Folha de S. Paulo.

Foram pesquisadas 300 mil pessoas, e aquelas que tinham acabado de casar apresentaram as maiores notas para sua felicidade, em uma escala de 0 a 10. Os casais ainda foram acompanhados por um período e mantiveram seu alto nível de felicidade, quando comparados a outras pessoas solteiras da mesma faixa etária.

Apesar de toda essa alegria, isso não quer dizer que o casal não vai encontrar algumas pedras pelo caminho, principalmente nos primeiros anos de casamento.

Quando você realmente leva uma vida a dois, consegue perceber que algumas coisas que lhe falaram a vida toda não passaram de grandes mitos! Veja alguns deles:

1. Vai ter sexo toda hora

Vocês vão ter mais tempo a sós morando juntos, mas isso não quer dizer que vão passar todo este tempo fazendo sexo! Vivemos em uma sociedade bem acelerada, em que as pessoas passam boa parte do tempo trabalhando, estudando, fazendo exercícios ou assistindo TV. Vocês estão acostumados a fazer várias coisas ao mesmo tempo, então, vocês farão sexo com frequência (se quiserem!), mas não será o dia todo, todos os dias!

Advertisement

Os casais que estão pensando em se casar também são envolvidos em outro mito completamente diferente, em que depois do casamento a frequência sexual diminui: outro mito! Segundo estudo da National Opinion Research Center, os casados fazem sexo 66,3 vezes por ano enquanto os solteiros fazem 61,9 vezes.

2. Isso nunca vai acontecer com a gente

Se vocês veem seus pais ou outros casais brigando por motivos aparentemente bobos e dizem “isso nunca vai acontecer com a gente!”, parem com isso agora mesmo!

Todo casal vai passar por dificuldades e o que diferencia os que terão um relacionamento saudável é como eles vão conseguir superar juntos as dificuldades e amadurecer com tudo isso. Ou seja, tudo pode acontecer com vocês, cuidem sempre um do outro!

3. A lua de mel vai durar para sempre

O casamento é realmente maravilhoso e traz alegria, mas nem tudo será perfeito. Diferentes dificuldades virão, e vocês nem sempre vão ter resposta ou solução para tudo! Mas não se desespere, isso faz parte de toda a jornada do casamento!

4. Só o amor basta!

Infelizmente, não dá pra viver só de amor! Vocês vão precisar ser companheiros um do outro, se comunicar o tempo todo e dividir muitas responsabilidades, sendo uma das principais a financeira.

Advertisement

Uma pesquisa divulgada pela revista Exame feita com mais de mil adultos norte-americanos que se casaram em 2015, mostrou que 33% dos recém-casados se surpreendem com a situação financeira do parceiro e mais de um terço (36%) dos cônjuges não sabem absolutamente nada sobre os hábitos de despesas do outro. Ainda, 20% dos homens mantém contas secretas escondidas do cônjuge, e 12% delas tem o mesmo comportamento.

5. As brigas são um sinal que você tomou a decisão errada

Muitos casais, logo no início, enfrentam um período intenso de brigas, que os levam a acreditar que ter se casado foi uma decisão errada e que vocês estão destinados a não ficar juntos. O terapeuta de casais Harville Hendrix explica que o conflito é o crescimento tentando acontecer.

O conflito serve para que de alguma forma o casal se conheça melhor, respeite os limites um do outro e entenda que tipo de atitudes magoam a pessoa que você ama. É dessa forma que vocês vão se conhecer de maneira mais profunda.

Lembre-se que uma tempestade não dura para sempre e depois pode vir um arco-íris e o aprendizado que você pode ter de toda a situação.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!