10 hábitos de uma pessoa antipática

Você já pensou que pode ter atitudes antipáticas sem querer? Melhor conferir esses hábitos e mudar o que for preciso.

Suely Buriasco

É fácil dizer que não se importa com o que os outros pensam, mas a verdade é que tanto na vida pessoal, como profissional os relacionamentos são extremamente importantes. Pessoas que se comportam de forma antipática costumam carregar um peso muito grande que se chama: solidão. O pior é que muitas vezes a pessoa não percebe que está agindo de forma a afastar de si os outros.

Alguns hábitos provocam essa aversão e, por isso, vale a pena observar se não fazem parte do seu comportamento.

1. Saber de tudo

O “sabe tudo” é aquela pessoa que tem sempre uma solução pronta para qualquer situação, coloca sua opinião como verdade absoluta e não aceita contradições. Sequer ouve o outro ou dá-lhe chance de expor seu ponto de vista.

2. Mentir para se vangloriar

Pessoas mentirosas invariavelmente se tornam sozinhas e quando a mentira tem o objetivo de se autovalorizar, então é aversão na certa. Essas pessoas têm sempre algo grandioso para falar sobre si mesmas e acabam parecendo muito esnobes.

3. Guardar rancor

Ninguém aguenta ficar muito tempo no mesmo ambiente que uma pessoa rancorosa. Esse é um sentimento que exala mal-estar e predispõe uma repulsão natural.

Advertisement

4. Não ter paciência com as dificuldades alheias

Quando a impaciência é extrema, a pessoa acaba sendo agressiva até mesmo sem querer. Não compreender as dificuldades dos outros e não dar espaço para a aprendizagem é sempre muito antipático.

5. Criticar o tempo todo

Sempre existe algo positivo a ser falado ou, de alguma forma, demonstrado. Não se trata de querer agradar, e sim de ser justo. Quem só vê o lado negativo de tudo e todos torna-se alguém malvisto e intolerável.

6. Perceber as situações de forma leviana

É muito irritante conviver com alguém que não se aprofunda em nada e tira conclusões antecipadas de tudo. Pessoas assim se tornam repugnantes porque costumam ser parciais e intrometidas.

7. Esconder suas reais intenções

Pessoas dissimuladas falam uma coisa e sentem outra, são capazes de mentir e enganar em proveito próprio. Mas como diz o ditado popular: “Você pode enganar a muitos por algum tempo, mas nunca a todos o tempo todo”.

8. Não se importar com as necessidades alheias

Uma pessoa se torna excessivamente antipática quando age de forma mesquinha. A base dos relacionamentos saudáveis é a gentileza, pessoas que não se interessam pelas outras, não se doam, nem se fazem úteis são facilmente deixadas em meio ao seu próprio egoísmo.

Advertisement

9. Não saber o que é respeito

Quando a pessoa não se respeita e não respeita os outros torna-se alguém muito malvisto, todos querem distância. Ser sincero não justifica desrespeito, conforme escreveu o psicólogo Victor Neves na matéria: “Desculpe, mas isso é grosseria. Tenha mais educação e respeito, obrigado!”. Não existe relacionamento onde não haja consideração recíproca, e isso inclui aceitar as pessoas como elas são e saber discordar sem ser violento ou opressor.

10. Não inspirar confiança

Pessoas indiscretas, que falam demais e, pior, não sabem guardar segredo são facilmente eliminadas de qualquer grupo. Quem não é confiável tem grande dificuldade de viver em sociedade.

Desenvolver uma boa habilidade social, além de provocar a empatia, ainda faz com que você se torne uma pessoa melhor, mais madura e satisfeita consigo mesma.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.