5 erros mais comuns de alimentação na gravidez

Comer por dois, pular refeições e não beber água estão entre os erros mais comuns durante a gestação.

6,650 views   |   20 shares
  • A gestação, especialmente a primeira, é repleta de novidades, sensações diferentes e decisões que afetarão a vida da mãe e do bebê. Nesta trajetória, alguns erros podem ser cometidos e para evitar possíveis problemas nada melhor que conhecimento.

  • Como um novo ser estará se desenvolvendo, ele absorverá do organismo de sua mãe tudo o que precisa para que isso seja feito a contento. Se a mãe possui o que ele precisa e sempre repõe, haverá equilíbrio e saúde para ambos. Alguns erros marcantes são:

  • 1. Deixar a hidratação de lado

  • Naturalmente as pessoas precisam repor os líquidos que são perdidos todos os dias. Isso pode ser feito bebendo água, sucos, chás ou sopas. Uma boa hidratação mantém a temperatura ideal do organismo, ajuda a transportar nutrientes e a eliminar toxinas. Segundo este guia, a falha neste item pode deixar a gestante com dores de cabeça, falta de energia e com pouca concentração. Sua pele sofre muitas mudanças neste período e precisa de uma boa hidratação. O melhor é sempre optar pela água pura, sendo que refrigerantes e bebidas com cafeína devem ser evitados ao máximo, pois além de não hidratarem adequadamente, contêm substâncias prejudiciais ao organismo.

  • 2. Passar de 3 horas de intervalo entre as refeições

  • Manter os horários na alimentação durante a gestação é algo muito importante para mãe e bebê. No início da gravidez, esse hábito ameniza possíveis enjoos. Mantendo a alimentação saudável neste tempo o cansaço ficará diminuído e a gestante terá mais disposição, mesmo no final da gravidez. Comer alimentos corretos de 3 em 3 horas é benéfico em qualquer fase da vida, especialmente quando alimentos gordurosos e pesados são evitados.

  • 3. Comer por dois

  • O conselho antigo e muitas vezes ainda comentado por várias pessoas não tem fundamento. Não é necessário que a gestante se alimente em dobro. Agindo assim, ela pode prejudicar seu próprio organismo e aumentar suas dificuldades com peso no final da gravidez e após o parto. Doenças relacionadas com obesidade também podem ser desenvolvidas durante a gravidez como diabetes e hipertensão, oferecendo riscos severos para mãe e bebê. Segundo a Pastoral da Criança, mesmo que a gestante sinta mais fome durante a gravidez, o que é normal, não é necessário comer demais. A qualidade dos alimentos deve ser repensada para que suas necessidades sejam saciadas através do equilíbrio.

  • Advertisement
  • 4. Comer só o que tem vontade

  • Desejos são comuns durante qualquer gravidez. Quando a vontade for por algo não tão saudável, comer um pouco para saciar a vontade já é suficiente. Talvez a gestante não sinta desejo de comer frutas e verduras, alimentos frescos e preparados na hora. Mas esta seria a alimentação correta. Ela precisa de nutrientes para repor seu organismo, já que eles estão sendo utilizados na formação de um novo ser. Vitaminas, minerais e proteínas são fundamentais. Para evitar a anemia é importante consumir folhosos verde-escuros, grãos como feijão e carnes vermelhas. Aquiestão alguns alimentos que devem ser evitados para manter uma gravidez mais saudável.

  • 5. Consumir alimentos vazios ou com calorias vazias

  • Açúcar ou sal demais, gorduras e carboidratos em excesso compõem a maioria dos alimentos prontos preferidos pela maioria das pessoas, mas que deveriam ser evitados ao máximo, ainda mais durante uma gestação. As chamadas calorias vazias não trazem benefício nem saciedade, e podem causar dependência. Neste artigo há mais informações e uma lista dos principais alimentos nestas condições.

  • Mudar hábitos para melhor durante o período gestacional pode ser uma mudança benéfica para o restante da vida. Haverá mais saúde refletida para toda a família que poderá resultar em mais tempo para diversão e menos doenças.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

5 erros mais comuns de alimentação na gravidez

Comer por dois, pular refeições e não beber água estão entre os erros mais comuns durante a gestação.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr