Quando o casamento ficar muito difícil, fale estas 5 coisas a seu cônjuge

O casamento é cheio de desafios, e às vezes fica difícil acreditar que é possível superá-los. Mas basta dizer algumas coisas bem simples e o amor torna-se forte o suficiente para superar qualquer coisa.

Roberta Preto

Por que permanecer casado? Porque o casamento é uma ordenança sagrada que une famílias nesta vida, no entanto, ele é visto por muitos como “um parque de diversões” em que um homem e uma mulher se divertem juntos por um momento, mas quando enjoam, devolvem seus bilhetes e ambos seguem caminhos diferentes, sem se importarem com nada e nem com ninguém.

O propósito do casamento deveria ser discutido e esclarecido antes do “SIM” dito no altar por muitos, e só assim, os laços do matrimônio subsistiriam, diante das dificuldades da vida.

O casamento está acima dos sentimentos de amor que os cônjuges têm por seu parceiro, casamento é celestial, por isso é considerado sagrado.

O escritor e teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer, escreveu: “Assim como é a coroa, e não simplesmente o desejo de reinar, que define o rei; assim é o casamento, e não meramente o amor de um pelo outro, que os une à vista de Deus e do homem. (…) Portanto, o amor vem de você, mas o casamento vem do alto, vem de Deus.”

Há 5 coisas que precisam ser ditas constantemente, quando tudo parecer desmoronar. São elas:

Advertisement

1. Você é o suficiente

Uma das coisas mais triste na relação é a traição, e muitos optam por ela acreditando que seu cônjuge não seja bom o bastante para suprir com suas expectativas. Pessoas que assim o fazem, são cruéis e ausentes de amor.

O amor é puro, não ofende, não maltrata e muito menos agride a pessoa amada (física ou verbalmente).

Muitos relacionamentos poderiam ser salvos se palavras gentis e bondosas fossem pronunciadas no dia a dia como: não há nada nem ninguém que me complete como você. Palavras ofensivas e acusadoras destroem o amor, mas são as palavras doces que dão valor à relação.

2. Eu sinto muito

Os casais que passam a vida competindo na busca da razão tornam-se seus próprios vilões na destruição do seu próprio lar. Casamento não sobrevive de competições, ele sobrevive de uma associação em que marido e mulher estão dispostos a ceder e perdoar as falhas um do outro em prol do bem-estar de sua família.

Respeitar as diferenças e dizer “eu sinto muito” é o bastante para encerrar discussões, apagar ressentimentos e eliminar mágoas na relação.

Advertisement

3. Você é parte do melhor em mim

O amor é companheirismo e cumplicidade, ter por quem lutar e saber que você é parte do melhor que há no seu cônjuge é o que dá sentido à relação.

O casal que pronuncia palavras de amor e gratidão pelo outro aprende a amar mais e permanecem sempre juntos, lutando as batalhas que surgem ao longo da vida. A capacidade de amar está em olhar os pontos positivos do cônjuge e perdoar as faltas.

4. Te quero sempre ao meu lado

A verdadeira prova de amor que o cônjuge pode oferecer ao parceiro é permanecer sempre ao seu lado, apoiar em todas as circunstâncias. E, quando surgir um desafio, ambos passarão pelo que precisam passar juntos.

Permanecer ao lado da pessoa amada nos bons e nos piores momentos da vida, demonstra um amor amadurecido que está sempre disposto a se sacrificar pela pessoa amada, esse tipo de amor perdura para a eternidade, ele não pode ser comprado, violado ou substituído, pois seu valor é inestimável.

5. Obrigado por você existir

A gratidão é a chave que abre a porta do lar para o amor entrar, sem ela é impossível encontrar alegria e felicidade na relação.

Advertisement

Saber que o cônjuge é grato por sua existência lhe faz sentir-se amado, valorizado e importante.

A gratidão enobrece o amor e proporciona sustentabilidade e estabilidade à relação.

A maioria de nós deseja encontrar na relação cumplicidade, e também deseja encontrar um parceiro com um coração repleto de gratidão, no entanto, é preciso lembrar que precisamos fazer o mesmo pelo companheiro, é preciso companheirismo de ambas as partes e não apenas de uma das partes.

Lembre-se: a gratidão no amor exige devoção, fidelidade e lealdade.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.