Família Mosaico: 5 dicas para evitar problemas

Novo relacionamento com filhos do anterior não precisa ser repleto de problemas. Veja algumas dicas para amenizar a situação.

2,113 views   |   30 shares
  • A instituição familiar vem mudando ao longo dos tempos, exigindo que as pessoas se adaptem aos novos modelos a fim de manter um bom convívio entre todos os integrantes. Há cem anos um divórcio era algo incomum e hoje se tornou corriqueiro. Novas famílias se formam trazendo filhos do outro casamento, novas nomenclaturas para os agregados e muitos problemas.

  • Pais que pensam que ao entrarem em um novo relacionamento estão começando do zero, sem se preocupar com os filhos do relacionamento anterior, mães que fazem questão de anular a presença do pai biológico e ainda o criticam, filhos que competem a atenção dos genitores com seus novos cônjuges ou o contrário são os problemas mais analisados nos consultórios psicológicos.

  • Os mais prejudicados são sempre os filhos que podem sentir rejeição, carências afetivas e complicar seu futuro caso não consigam lidar com estes reveses. A integridade familiar mesmo em situações adversas como divórcios e morte de um dos genitores deve ser mantida ao máximo para que as crianças tenham seu desenvolvimento pleno.

  • De acordo com este artigo, um segundo casamento normalmente é acompanhado de uma pressão, especialmente por parte do separado, afinal ninguém quer errar duas vezes. Pessoas que terminaram um longo relacionamento precisam lidar com o sentimento de fracasso pessoal além de tentar proteger os filhos de problemas desnecessários, o que fica difícil pois não depende apenas de um genitor.

  • Para que os problemas sejam evitados em sua maioria, os envolvidos precisarão ter muita maturidade, amenizando pensamentos irreais e mantendo um relacionamento claro. De acordo com este artigo, quando os adultos nutrem sentimentos positivos a respeito de seu relacionamento anterior e atual, a convivência multifamiliar é muito mais agradável e livre de conflitos. Algumas dicas para amenizar os problemas:

  • Atenção

  • Pessoas precisam de afeto, especialmente dos familiares. Uma separação do casal não impede que os filhos recebam a atenção necessária de ambos os pais. Tampouco o novo cônjuge deve ter mais atenção que os filhos. O equilíbrio só fará bem para todos.

  • Advertisement
  • Papéis

  • Cada um deve cumprir com seu papel independente da formação da nova família. Pai e mãe devem ser os responsáveis por seus filhos. Quando ocorre um novo casamento os cônjuges não devem imaginar que seu par será o novo pai ou mãe do seu filho. Esse papel cabe ao genitor. Tampouco o novo cônjuge deve agir como se fosse o pai ou mãe da criança quando não o é. Tudo deve ser esclarecido entre todos os familiares.

  • Diálogo

  • Para que nenhuma questão fique no ar o ideal é que todos saibam o que o outro espera dele, deixando claras as expectativas e receios. Conversar sempre resolve, afinal cada pessoa tem uma interpretação e maturidade individual. Estabelecer regras ajuda a manter a união familiar em todos os âmbitos. Ouvir os novos agregados assim como os que já estavam antes e tentar aliviar seus fardos, mostrando uma maneira diferente de ver a situação também é uma ótima demonstração de amor.

  • Ciúme

  • Se ele naturalmente existe entre o casal e entre os filhos em uma família tradicional, imagina quando pessoas que não são familiares começam a fazer parte da família. Controlar o ciúme ajudará a manter o equilíbrio emocional entre todos. Para as crianças o controle pode vir mais facilmente quando os pais e seus cônjuges o exercem. O exemplo sempre fala mais alto.

  • Respeito

  • Críticas a um membro da família, nomes pejorativos, brigas em excesso ou sem fundamento, exclusão do ciclo social, bullying, todas estas coisas devem ser eliminadas do meio familiar, seja na moradia do pai ou padrasto, mãe ou madrasta, não importa. O respeito deve prevalecer independente do passado.

  • A felicidade pode acompanhar as famílias que foram separadas bem como as novas que foram criadas. Com estas dicas e muita maturidade os casais terão sucesso em seus lares e no desenvolvimento sadio de seus filhos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Família Mosaico: 5 dicas para evitar problemas

Novo relacionamento com filhos do anterior não precisa ser repleto de problemas. Veja algumas dicas para amenizar a situação.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr