5 ideias de projetos de caridade para fazer com a família no Natal

Ajudar o próximo é um dos maiores ensinamentos de Jesus: Que tal dar a Ele esse presente tão simples de ser realizado?

7,831 views   |   8 shares
  • O Natal é a data em que se comemora o aniversário de nascimento de Jesus Cristo, certo? Então, nada melhor do que seguir Seu exemplo, nem que seja só por algumas horas neste dia tão importante para todos nós. Desta forma estaremos mantendo vivas as palavras deste homem que nos ensinou a fazer o bem para o outro.

  • Que tal, neste dia, levar sua família para algum lugar que necessita de ajuda? Neste artigo listamos cinco projetos de caridade que você pode fazer com seus filhos no Natal e assim ensinar-lhes como é importante ajudar o próximo.

    1. Reúna todos em volta do fogão e façam biscoitos de Natal. Separem em porções e levem a instituições que necessitem desse carinho. Lembrem-se de que biscoitos não matam a fome de ninguém, mas alimentam a ausência dos entes queridos que não estão presentes naquele momento. Por isso, vocês podem levá-los a um asilo, por exemplo. Fiquem lá por algum tempo conversando com as pessoas. Elas precisam desse calor humano.

    2. Compre papel e fita de presente e chame a criançada para que separem os brinquedos em bom estado que não usam mais. Embalem um a um e sigam todos juntos para uma instituição que abriga crianças carentes. Seus filhos terão uma experiência única ao verem que fizeram a felicidade de outras crianças com coisas que nem interessavam mais a eles. Não se preocupe, eles não vão querer os brinquedos de volta. Basta mostrar-lhes que eles foram os responsáveis pela alegria dos outros. Deixe-os brincar com eles por algum tempo. Fará bem a todos.

    3. As ONGs de animais abandonados sempre necessitam de ajuda extra nos dias de festa. Reúna a família e vá até uma delas (agende com antecedência a visita) para ajudar a banhar os animais, passear com eles, limpar suas caminhas e alimentá-los. Se sua família gosta de bichos, esse é um ótimo programa para que seus filhos aprendam que ter um animalzinho dá trabalho e que infelizmente muita gente os abandona devido a isso.

    4. Muitas são as pessoas que vivem abaixo da linha da miséria no Brasil, ou seja, não tem o que comer, onde morar ou como sobreviver durante o ano todo. A época do Natal parece tocar todos os corações e nós enxergamos essas pessoas que não são vistas nos demais meses do ano. Quem sabe reunir nossos filhos adolescentes e seus amigos em um esforço para arrecadar alimentos para algumas dessas pessoas e tentar fazer com que eles continuem com esse programa durante o ano seguinte e o próximo... Não precisa ser apenas um sonho. Basta tentar.

    5. Há hospitais infantis que precisam de voluntários para passar o dia de Natal com crianças, cujas doenças são crônicas e que foram abandonadas pelos pais e pela família. Isso é uma lição de vida tanto para os adultos quanto para os adolescentes. Nestes casos, os hospitais têm normas para visitação devido à fragilidade da saúde dos pacientes, portanto vale ligar antes para saber como proceder.

  • Advertisement
  • Como dá para perceber, há muita gente e muitos animais que precisam de ajuda e isso não é só no Natal. Mas essa época do ano é um período em que estamos mais abertos a ajudar o outro. Os ensinamentos de Jesus parecem tocar mais fundo nossos corações. Então, aproveitemos e mostremos a nossos filhos que as realidades dos outros são diferentes da nossa e que todos precisam de amor e carinho. Feliz Natal!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

5 ideias de projetos de caridade para fazer com a família no Natal

Ajudar o próximo é um dos maiores ensinamentos de Jesus: Que tal dar a Ele esse presente tão simples de ser realizado?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr